Matilde Jorge deixou a Roménia como vice-campeã do W50 de Bistrita, depois de perder a terceira final do ano deste escalão. A vimaranense, 248.ª do ranking mundial e sexta na lista de favoritas ao título cedeu 0-6 e 3-6 à romena Miriam Bianca Bulgaru (211.ª e terceira na lista de pré-designadas) que, desta forma, conquistou o oitavo troféu da carreira, enquanto a portuguesa procurava o terceiro, segundo de 2025, depois de ter celebrado a conquista em Montemor-o-Novo.
Finalista na Guimarães natal, numa decisão disputada com a irmã mais velha, Francisca Jorge, a tenista que integra o grupo de treino do Centro de Alto Rendimento da Federação Portuguesa de Ténis resistiu durante 1.17 horas, assinou um ás, mas cometeu seis duplas-faltas que, todavia, não hipotecaram a maior percentagem de segundos serviços (71,4%). Matilde converteu um breakpoint, enquanto Bulgaru quebrou seis vezes o serviço de Jorge.
Com esta presença na final, Matilde deverá ascender ao melhor ranking da carreira e assumir-se como portuguesa mais bem cotada na hierarquia WTA.
Fonte: Federação Portuguesa de Ténis