Portugal terminou o WSE Euro Women no segundo lugar, após perder frente à Espanha por 7-2, na final disputada no Pavilhão Rota dos Móveis, em Lordelo – Paredes.
A primeira situação de perigo pertenceu à Espanha, com a defesa atenta de Sandra Coelho, mas Portugal entrou determinado e abriu o marcador logo aos dois minutos, por Marlene Sousa, que finalizou com precisão uma transição iniciada por Leonor Coelho (0-1). A resposta espanhola foi imediata e, no minuto seguinte, chegou ao empate com um remate de longe que foi desviado para o 1-1.
Excelente entrada de Portugal a criar intranquilidade à defesa adversária, com boas transições ofensivas. A seleção manteve a pressão e esteve perto de voltar à vantagem, mas aos nove minutos ficou em inferioridade numérica após azul mostrado a Marlene. A quatro segundos do fim da penalização, Espanha aproveitou e consumou a reviravolta (2-1).
Mais organizado ofensivamente do que no jogo da fase de grupos, Portugal criou várias oportunidades, bem secundado por Sandra Coelho, mas perdulário na finalização. Aos 14 minutos, dispôs de um penálti que Raquel Santos enviou ao poste e, logo a seguir, a Espanha ampliou para 3-1.
A seleção continuou a responder com muito perigo e esteve muito perto de reduzir, enquanto Espanha arriscava pouco, esgotando o tempo de ataque e a abusando da meia-distância. E foi precisamente dessa forma que Portugal voltou a sofrer, com o resultado a fixar-se nos 4-1 ao intervalo.
Na segunda metade Portugal voltou a entrar bem e a ameaçar a baliza adversária, mas foi Espanha a marcar novamente num lance em que encontrou espaço na área lusa e aproveitou para fazer o 5-1. Apesar de ter mais posse de bola e continuar a pressionar, o conjunto das quinas continuou a pecar na finalização.
Com sete minutos no relógio, na recarga de uma defesa de Salvat, Portugal reduziu pelo stick de Beatriz Várzeas (5-2).
Já perto do final, Portugal optou por jogar em 5×4, com a saída da guarda-redes Sandra Coelho para a entrada de Catarina Costa, mas a estratégia não surtiu efeito e as espanholas aproveitaram para marcar mais dois golos e fixar o resultado nos 7-2.
Fonte: Federação de Patinagem de Portugal