A Seleção Nacional Feminina de Futebol de Praia venceu, este domingo, a equipa da Espanha, por 4-2, na final da Liga Europeia.
Com cinco edições disputadas, a seleção espanhola é a mais titulada, depois de levantar o troféu nos anos de 2022 e 2023, com a Polónia (2024) e Rússia (2021) a conquistarem o ouro numa ocasião. Portugal inscreve, assim, o seu nome na tabela das Campeãs da Europa.
Quanto ao jogo, as equipas entraram com garra e determinação, com uma grande vontade de levarem o título europeu para casa, com uma coisa certa: o troféu irá para a Península Ibérica. Aos cinco minutos a primeira ameaça foi do lado espanhol, com a guardiã Laia a acertar em cheio na trave de Jamila. No entanto, as comandadas de Alan Cavalcanti elevaram o ritmo de jogo e tanto que investiram no ataque que conseguiriam chegar primeiro ao golo. Aos sete minutos, Joana Flores na cobrança de um livre frontal, atira forte rasteiro para o 0-1.
A Equipa das Quinas controlou as investidas oponentes, com uma rígida defesa e entreajuda fora do normal, levando o marcador a 0-1 para o primeiro descanso.
O segundo tempo iniciou-se com uma grande defesa de Jamila a um remate, de bicicleta, da camisola número 19 de Espanha, Campoy. Mas, Flores ainda tinha algo reservado na manga, bisando na partida aos dois minutos, com um potente tiro quase do meio do campo. A turma portuguesa cerrou os dentes e resistiu ao poderio de “nuestras hermanas” que corriam atrás do resultado, esbarrando na organização montada por Cavalcanti.
Aos 10 minutos a seleção de Espanha chega ao empate, com golo de Manau, após canto cobrado na esquerda. Sem mais alterações até ao intervalo, tudo se irá resumir ao terceiro e derradeiro período, onde ambas as nações lutarão até ao fim pela glória europeia.
A começar o terceiro tempo, a equipa orientada por Omar El Gazzi chega ao empate depois de uma desvantagem de dois golos, por intermédio da capitã Andrea Miron. Um, dois, três foi a conta que Joana Flores fez, colocando Portugal novamente na frente do resultado, com um potente remate do “meio da rua”, aos três minutos, a entrar no canto inferior direito da baliza adversária. Aos sete minutos, Joana Meira enviava uma bola à trave superior, com Carolina Ferreira, na recarga, a encostar para o quarto lusitano.
Fonte: Federação Portuguesa de Futebol