No penúltimo dia de Campeonato da Europa, a Seleção Nacional esteve em destaque. Depois do 12.º lugar no Campeonato do Mundo, Lucas Lopes voltou a evidenciar-se ao terminar entre os dez primeiros na prova de fundo de sub-23 do Europeu.
Os jovens portugueses tiveram pela frente um desafio duro de 121,1 quilómetros, com 2.516 metros de desnível acumulado. Lucas Lopes, sempre bem colocado, chegou em oitavo, inserido no grupo que disputou o terceiro lugar, a 46 segundos do belga Jarno Widar, o novo Campeão Europeu.
Daniel Moreira, 24.º, e Duarte Domingues, 36.º, chegaram no mesmo grupo, a 5m03s, enquanto Gabriel Baptista, 62.º, chegou num grupo numeroso, a 12m45s. Daniel Lima, vítima de um embate de um carro na subida mais longa do percurso, e Rafael Barbas, condicionado fisicamente, não terminaram a corrida.
À tarde foi a vez de Raquel Queirós, habituada aos grandes palcos no BTT internacional, estrear-se nas principais provas internacionais de estrada ao serviço da Seleção Nacional Feminina. Entre as melhores do Mundo, a portuguesa conseguiu concluir os 116,1 quilómetros (1.570 metros de desnível acumulado) na 37.ª posição, a 12m17s da neerlandesa Demi Vollering, que conquistou o título europeu.
Fonte: Federação Portuguesa de Ciclismo