Balcão das Federações

Daniel Monteiro intervém no Conselho Nacional do Desporto

Nov 19, 2025 | Institucional

O Conselho Nacional do Desporto (CND) teve nesta quarta-feira, 19 de novembro, em Sintra, a primeira reunião plenária da presente legislatura.

Foram discutidos vários temas, sendo os principais o Plano Nacional de Desenvolvimento Desportivo (PNDD) e o processo de renovação do estatuto de Utilidade Pública Desportiva (UPD) das Federações Desportivas.

Daniel Monteiro, presidente da Confederação do Desporto de Portugal (CDP), tomou posse como conselheiro do CND e defendeu: “Este PNDD é de extrema importância para o desenvolvimento sustentável do desporto português, era aliás uma prioridade política que foi apresentada pela CDP e pelas Federações, em janeiro de 2024. O Plano vem dar resposta aos desafios que se colocam para o futuro do setor, mas é fundamental que sejam disponibilizados recursos financeiros para a implementação, não esquecendo a importância de o mesmo ser desmultiplicado pelas diferentes modalidades, através das respetivas federações”.

Sobre o estatuto de UPD, Daniel Monteiro referiu: “O processo de renovação da UPD tem sido demasiado moroso, sendo que as renovações foram apreciadas como se fossem novos pedidos, o que não é o caso, ainda com a agravante de que, em alguns casos, solicitaram-se, em casos semelhantes, alterações diferentes às federações. Neste momento, existem federações que já podem considerar renovado o estatuto de UPD porque, apesar de não haver despacho expresso, já terminou o prazo necessário para o deferimento tácito”.

“Há também outros casos de federações que, ao fim de quase um ano, ainda não têm o processo concluído, mesmo tendo procedido a sucessivas alterações de estatutos e regulamentos, algumas mais do que uma vez, por questões novas, que, a cada novo ofício, vão sendo levantadas, apesar dos mesmos documentos terem sido entregues e revistos mais do que uma vez”, acrescentou o presidente da CDP.

Sobre a renovação do estatuto de UPD das Federações Desportivas, Daniel Monteiro disponibilizou a CDP para auxiliar na resolução das renovações que ainda não se encontram concluídas, através de acompanhamento jurídico, tanto com o IPDJ, como com as Federações.

O CND tem por missão a elaboração, no âmbito da execução das políticas definidas para a atividade física e para o desporto, de pareceres ou recomendações que lhe sejam solicitados, zelar pela observância dos princípios da ética desportiva e exercer as competências que lhe são cometidas por lei., reunindo duas vezes por ano de forma ordinária, podendo reunir extraordinariamente por iniciativa do Ministério da Cultura, Juventude e Desporto ou a requerimento de, pelo menos, dois terços dos seus membros.

Outras Notícias

Daniel Monteiro na apresentação da 1.ª Corrida FPF

Daniel Monteiro na apresentação da 1.ª Corrida FPF

Decorreu hoje, na Cidade do Futebol, a sessão de apresentação da 1.ª Corrida FPF, que se realiza a 17 de maio. A corrida, que será no Jamor, vai coincidir com a semana de celebração das finais da Taça de Portugal da Federação Portuguesa de Futebol. Além de Pedro...

CDP na inauguração do 1904 Benfica Hotel

CDP na inauguração do 1904 Benfica Hotel

Foi hoje inaugurado o 1904 Benfica Hotel, localizado na Rua do Jardim do Regedor, em Lisboa, no edifício da antiga sede do Sport Lisboa e Benfica. Na cerimónia, Rui Costa, presidente do SL Benfica, descerrou a placa que assinala oficialmente a inauguração desta...