“Terminado mais um ano, é o momento de olharmos para aquilo que foi o ano de 2025. E o ano 2025 foi extraordinário para o desporto português.
Muitas conquistas, muitas vitórias, muitos resultados que refletem o trabalho, a dedicação, de treinadores, de dirigentes, mas acima de tudo, dos atletas.
Atletas que ofereceram a Portugal importantes conquistas, importantes vitórias e que colocaram o desporto português no mais alto patamar a nível europeu e a nível mundial. Mas foi também um ano extraordinário e muito importante para as federações desportivas e para a Confederação do Desporto de Portugal.
Renovámos as prioridades políticas para uma nova legislatura e apresentámos um pacote de reforma fiscal alargado que toca em vários agentes e em várias subáreas do desporto português.
Mas para 2026 a ambição continua intacta. Vamos apresentar novos projetos em articulação com as autarquias e com a administração pública desportiva.
Queremos também criar um ciclo de proximidade e relação com as instituições europeias. E queremos reforçar o peso político das federações desportivas, junto do governo e junto dos partidos políticos.
Só com todos, com todos envolvidos nesta missão de dar mais condições ao desporto, de dar mais condições às federações desportivas, para que possam cumprir o seu papel.
Cumprir o seu papel ao nível de mais atletas a praticar desporto, ao nível de dar melhores condições a esses atletas que praticam desporto e ao nível de conseguirmos ter as melhores condições possíveis para os nossos melhores atletas e para as seleções nacionais.
Só assim é que conseguimos olhar para 2026 com a esperança, mas também com a ambição, de que os resultados de 2025 não se tratam de um ano apenas isolado, mas sim de um projeto contínuo, duradouro, para fazer do setor, um setor de referência em Portugal”.
Daniel Monteiro
Presidente da Confederação do Desporto de Portugal




