A Confederação do Desporto de Portugal (CDP) realizou esta quarta-feira, no Centro Cultural Olga Cadaval, em Sintra, a 29.ª Gala do Desporto de Portugal, numa noite de celebração do mérito, da excelência e da afirmação do desporto nacional, reunindo mais de 700 convidados entre atletas, treinadores, dirigentes, governantes, autarcas e personalidades ligadas ao setor.
A cerimónia contou com a presença de Marco Almeida, Presidente da Câmara Municipal de Sintra; Pedro Dias, Secretário de Estado do Desporto; Ricardo Gonçalves, Presidente do IPDJ e vários deputados à Assembleia da República, entre outras figuras institucionais e representantes do movimento associativo e federativo desportivo.
Ao longo da noite, foram distinguidos os protagonistas que marcaram o ano desportivo de 2025, numa gala que voltou a afirmar-se como o maior momento de encontro e reconhecimento do desporto português. Foram ainda homenageados todos os campeões do mundo e da Europa, individuais e coletivos, que se distinguiram ao longo de 2025, bem como dos medalhados surdolímpicos de Tóquio 2025.
Entre os galardoados da noite estiveram:
Prémio Jovem Promessa ‘3cket’: Xavier Melo (Esgrima)
Prémio Atleta Masculino do Ano ‘Turismo de Portugal’:João Almeida (Ciclismo)
Prémio Atleta Feminina do Ano ‘Travel4Sports’: Madalena Costa (Patinagem Artística)
Prémio Equipa do Ano ‘CM Sintra’: Seleção Nacional Masculina de Andebol
Prémio Treinador do Ano ‘Verlingue’: Alípio Silva (Patinagem de Velocidade)
Prémio Desporto Adaptado ‘Jogos Santa Casa’: Marta Paço (Surf)
Galardão Mérito Desportivo Alto Prestígio: Fernanda Ribeiro
Prémio Ética Desportiva IPDJ/PNED: José Pavoeiro
Fernanda Ribeiro, antiga campeã olímpica portuguesa recebeu o Galardão Alto Prestígio da CDP, numa homenagem emotiva que assinalou os 30 anos da conquista da medalha de ouro nos 10.000 metros dos Jogos Olímpicos de Atlanta 1996, um dos momentos mais marcantes da história do desporto nacional.
Na sua intervenção na cerimónia, o Presidente da CDP, Daniel Monteiro, destacou a importância de o país saber reconhecer quem o representa ao mais alto nível: “Não podemos aceitar que representar Portugal dependa, tantas vezes, do esforço financeiro das famílias, dos clubes ou dos próprios atletas. Não podemos continuar a ter portugueses a pagar do seu bolso para defenderem as cores nacionais. Isso não é justo. Não é digno. Nem é compatível com a ambição que dizemos ter.”
Daniel Monteiro reforçou ainda o papel agregador da Gala do Desporto de Portugal e da CDP enquanto espaço de união do setor.
A Gala do Desporto de Portugal voltou, assim, a funcionar como palco maior da celebração do desporto nacional, numa edição marcada pela forte adesão do setor e pelo reconhecimento transversal dos protagonistas que mais contribuíram para elevar o nome de Portugal em 2025.
Pode ler aqui a intervenção, na íntegra, do Presidente da CDP, Daniel Monteiro.
Álbum de fotos disponível nesta ligação (em constante atualização).




