Balcão das Federações

Financiamento do Desporto com novas perspectivas

Fev 20, 2006 | Institucional

O Congresso do Desporto, organizado pela Tutela, encerrou no passado dia 18 de Fevereiro (Sábado), no Centro de Congressos do Estoril.

Durante cerca de 10 semanas, discutiram-se nas diversas sessões levadas a cabo pelo país, as novas linhas de acção para o Desporto Nacional.

Na sessão de encerramento, presidida pelo Ministro da Presidência – Pedro da Silva Pereira, foram apresentadas as conclusões do Congresso, as quais alicerçam as seguintes ideias:

1. Ao nível da prática  desportiva

– A grande aposta centrar-se-á no aumento da prática desportiva, através de um conjunto de medidas mobilizadoras e devidamente articuladas entre todos os agentes promotores de prática.

2. Ao nível do Financiamento

– Irão surgir novas regras de repartição dos lucros provenientes dos jogos de lotaria (Totabola, Totoloto e Euromilhões), prevendo-se que 10,5% dos lucros anuais (este ano cerca de 40 milhões de Euros) sejam destinados ao Desporto;

– Deste montante, cerca de 6 milhões de euros destinar-se-ão a apoiar o Desporto Escolar.

– Prevê-se ainda a afectação no próximo Quadro de Apoio Comunitário (2007-2013) de verbas destinadas exclusivamente ao desporto.

3. Ao nível das Infraestruturas e Equipamentos

– Assume-se como prioritário assegurar as condições de segurança e eliminar as assimetrias regionais, criar um plano racional de programação de equipamentos e requalificar a rede de equipamentos existentes.

De destacar ainda a aposta no Desporto Escolar e na prática generalizada do ensino da Educação Física e da Expresão Fisico-Motora no 1º Ciclo do Ensino Básico.

É com enorme satisfação que a Confederação do Desporto de Portugal vê algumas das suas propostas (apresentadas em documento emergido da Cimeira levada a cabo com as Federações – ver documento de Conclusões da Cimeira) serem levadas em conta pela Tutela.  É pois com elevada expectativa que o movimento associativo espera a operacionalização das medidas enunciadas, esperando ainda que as propostas das Federações sejam na sua globalidade tomadas em consideração na nova reforma do desporto.

Outras Notícias

Daniel Monteiro na Gala dos 125 anos da Federação de Ciclismo

Daniel Monteiro na Gala dos 125 anos da Federação de Ciclismo

O Velódromo Nacional de Sangalhos, em Anadia, recebeu hoje o encerramento das comemorações do 125.º aniversário da Federação Portuguesa de Ciclismo (FPC). Uma Gala comemorativa que distinguiu personalidades, atletas, dirigentes, instituições e parceiros que marcaram,...