Noite de Gala no Casino Estoril. O “Salão Preto e Prata” encheu-se das mais altas individualidades do desporto nacional numa cerimónia que premiou as personalidades do ano no desporto no nosso país. Nélson Évora e Vanessa Fernandes foram os vencedores mais aplaudidos.
O campeão olímpico de triplo salto venceu na categoria “Melhor atleta masculino” enquanto Vanessa arrecadou o prémio na vertente feminina. Destaque vai também para o treinador de Nélson Évora, João Ganço que foi o mais votado na categoria “Melhor treinador”. Nélson Évora, no seu discurso de agradecimento, fez questão de dedicar o prémio à atleta Ana Amaro, falecida recentemente.
Num discurso sentido, o campeão olímpico do triplo salto não esqueceu a família e o treinador que lhe possibilitaram a vitória. O seu treinador apontou, tal como Nélson, o próximo objectivo do atleta: os 18 metros. Esta marca só não foi atingida em Pequim porque o “piso estava húmido, porque se estivesse tempo bom o Nélson tinha todas as condições para chegar aos 18metros”, afirmou João Ganço.O triatlo foi outra das modalidades duplamente vencedora. Para além de Vanessa Fernandes, Miguel Arraaiolos venceu na categoria de “jovem promessa”. A triatleta fez questão de agradecer a votação dos cibernautas para melhor atleta feminina pelo terceiro ano consecutivo.
A medalha de prata em Pequim já pensa no futuro e aponta baterias para o próximo Mundial na Austrália. Na categoria de melhor equipa, a formação de Sevens de râguebi foi a vencedora. Para fechar a noite foram entregues os prémios de Alto Prestígio.
Um dos vencedores foi Vítor Baía que foi representrado pelo seu filho Diogo Baía. Diogo mostrou-se satisfeito com a homenagem afirmando sentir bastante orgulho no pai. Para além destes prémios foram homenageados todos os campeões europeus, mundiais e olímpicos de 2008. Esta é já a 13ª edição da gala organizada pela Confederação do Desporto de Portugal.