Balcão das Federações

Jorge Fonseca e Patrícia Mamona eleitos atletas do ano 2021

Mar 4, 2022 | Institucional

O judoca, Jorge Fonseca, e a triplo-saltadora, Patrícia Mamona, venceram o Prémio “Desportistas do Ano”, nas categorias Atleta Masculino e Atleta Feminino, respetivamente.

Na noite da 25ª Gala do Desporto, Jorge Fonseca que, em 2021, se sagrou bi-campeão do mundo de seniores e conquistou a medalha de bronze nos Jogos Olímpicos de Tóquio conquistou o prémio Atleta Masculino do ano. Entre os nomeados estavam, ainda, Pedro Pichardo (atletismo), Fernando Pimenta (canoagem), Rui Silva (andebol), João Almeida (ciclismo) e Norberto Mourão (paracanoagem).

A triplo-saltadora, Patrícia Mamona, campeã da Europa de triplo-salto em pista coberta e vice-campeão olímpica, na mesma especialidade, recebeu o galardão de Atleta Feminino do Ano, que contava, também, com as nomeadas: Telma Monteiro (judo), Teresa Portela (canoagem), Filipa Martins (Ginástica) e Maria Martins (ciclismo).

Quanto ao prémio da Jovem Promessa do Ano, foi atribuído a Izaquel Gomes Té, campeão do mundo de futsal, em 2021. A atleta estava na corrida ao prémio com Iúri Leitão (ciclismo), Pedro Casinha (canoagem), Joana Crisóstomo (judo) e a dupla Diogo Costa/Pedro Costa (vela).

O selecionador nacional de futsal, Jorge Braz que levou a Seleção Nacional A de Futsal ao lugar mais alto do pódio no mundial de 2021 foi eleito o Treinador do Ano 2021. Para além do técnico, nesta categoria estavam nomeados Hélio Lucas (canoagem), Pedro Soares (judo), Lourença França (ginástica) e Jorge Fundora (atletismo).

Finalmente, o troféu Equipa do ano foi entregue à Seleção Nacional Sénior A de Futsal que se sagrou campeã do mundo em 2021. Esta equipa teve como concorrentes ao prémio as equipas da Seleção Nacional Sénior de Andebol, a equipa de K4 500 metros masculino (canoagem), a Seleção Nacional de Ténis de Mesa Síndrome Down ITAADS e a Equipa Olímpica de Paralímpica de judo.

No Salão Preto e Prata do Casino Estoril, para além destes prémios, distinguiram-se, ainda, as Personalidades do Ano indicadas pelas federações, foram homenageados os campeões mundiais e europeus (seniores e juniores).

A Confederação do Desporto de Portugal homenageou ainda as federações desportivas pelo trabalho e colaboração que fizeram com que estas 25 edições da Gala do Desporto, fossem uma realidade e um sucesso

O evento encerrou com a entrega do Prémio Alto Prestígio da CDP ao Prof. Carlos Alberto Gonçalves, ex. presidente do EFPM.

A 25ª Gala do Desporto foi abrilhantada com as atuações do Lisboa Ginásio Clube e com os momentos musicais a cargo de Inês de Vasconcelos, uma das vozes promessas do fado.

Outras Notícias

Daniel Monteiro na Gala dos 125 anos da Federação de Ciclismo

Daniel Monteiro na Gala dos 125 anos da Federação de Ciclismo

O Velódromo Nacional de Sangalhos, em Anadia, recebeu hoje o encerramento das comemorações do 125.º aniversário da Federação Portuguesa de Ciclismo (FPC). Uma Gala comemorativa que distinguiu personalidades, atletas, dirigentes, instituições e parceiros que marcaram,...