Balcão das Federações

Atletismo com excelentes resultados

Jan 26, 2025 | Atletismo, Destaques Desportivos

Patrícia Silva esteve em particular evidência no Meeting de Antequera (Espanha) ao triunfar na prova de 1000 metros em pista curta.

A atleta portuguesa triunfou nos 1000 metros, cortando a meta em 2m37s37”, um recorde pessoal. Com este registo, a portuguesa torna-se a segunda melhor portuguesa de sempre, logo atrás de Carla Sacramento, que correu a distância em 2.35,88, em 1996!

No mesmo meeting, Tiago Luís Pereira, do Sporting, venceu o triplo-salto com a marca de 15,94 metros.

No meeting de Astana (Cazaquistão), primeiro meeting Gold do World Athletics Continental Indoor Tour. Portugal conseguiu recordes pessoais de Ericsson Tavares (400 metros) e José Carlos Pinto (1500 m). Em França, triunfo de Gerson Balde no salto em comprimento.

Destaque para Ericsson Tavares, que foi segundo classificado nos 400 m com a marca de 46s72”, recorde pessoal do atleta (curiosamente, o anterior máximo – 46,95 – tinha sido obtido nesta mesma competição no ano passado). Ericsson é já o terceiro português de sempre. O seu colega de equipa José Carlos Pinto também conseguiu um recorde pessoal, nos 1500 m, cortando a meta na quinta posição em 3m41s11”.

Nas provas femininas, destaque para a recordista nacional, Lorene Bazolo, que foi segunda classificada na final dos 60 metros, com a marca de 7s34”, enquanto a também recordista nacional Arialis Martinez foi sexta com a marca de 7s39”. No lançamento do peso Eliana Bandeira conseguiu a sua segunda melhor marca do ano ao alcançar os 18,11 metros, sendo terceira classificada.

Em França, no Meeting de Nantes (categoria bronze no World Athletics Indoor Tour) registo para o triunfo de Gerson Baldé, no salto em comprimento, com a marca de 7,86 metros, o seu segundo melhor resultado da época.

Na mesma competição, Rosalina Santos foi quarta classificada na final dos 60 metros com 7,40 segundos (foi segunda na eliminatória com 7,39 segundos); nos 400 metros, Ricardo dos Santos foi quinto classificado na série 2, com 48,42 segundos, enquanto João Coelho foi desclassificado.

Na Alemanha, em Nordhausen, Jéssica Inchude terminou no quinto lugar do lançamento do peso com a marca de 17,75 metros.

Fonte: FP Atletismo

Outros Destaques

Seleção conquista 6 medalhas

Seleção conquista 6 medalhas

A Seleção Nacional de Atletismo Síndrome de Down conquistou 6 medalhas (3 de ouro e 3 de bronze) no 2º dia de provas do Campeonato da Europa IAADS que decorre em Praga, na Chéquia. As medalhas de ouro foram alcançadas por Beatriz Bastos nos 100m e no triatlo mosaico e...

Mais dois Ouros e um Bronze

Mais dois Ouros e um Bronze

Prosseguem as provas em Praga com o segundo dia de competições dos Campeonatos da Europa de Atletismo e Ténis de Mesa para atletas com Síndrome de Down. O dia foi bastante produtivo no Ténis de Mesa com João Soldado Gonçalves ao fazer dupla com a jogadora checa Dita...

Nuno Borges bate anfitrião Billy Harris e faz história

Nuno Borges bate anfitrião Billy Harris e faz história

O tenista português Nuno Borges qualificou-se quarta-feira para a terceira ronda do torneio de Wimbledon, terceiro Grand Slam do ano, ao eliminar o britânico Billy Harris, em Londres. O número um nacional e 37 do mundo dominou o encontro, que começou atrasado devido à...