Presidente da CDP entrega prémio Equipa da Fundação do Desporto

A Cidade do Futebol foi a anfitriã dos II Prémios Empresariais Fundação do Desporto/Patrocina um Desportista, um evento promovido em coorganização pela Fundação do Desporto e a entidade espanhola Patrocina um Desportista. O Desporto e as empresas reuniram-se numa Gala com a presença das autoridades oficiais portuguesas e espanholas em sinergia.

O objetivo era claro: reconhecer as empresas, instituições e pessoas que apoiam o Desporto Nacional.

A Cidade do Futebol, em Oeiras, Cruz Quebrada, vestiu-se de gala para receber empresários, desportistas e personalidades do mundo do Desporto com vontade de passar uma noite especial.

Uma Gala apresentada por Diana Chaves e Pedro Lima com o patrocínio da “Associação Mutualista Montepio”, “Renault Portugal”, “Sagres 0,0”, “Alimentos de Extremadura” e “Ayuntamiento de Badajoz”.

A cerimónia iniciou-se com a entrega do “Prémio Jovem Praticante Desportivo” que reconheceu o trajeto desportivo de Gustavo Ribeiro, Medalha de Bronze no Campeonato do Mundo de Street Skater 2019, realizado em São Paulo, Brasil.

O “Prémio Desporto para Pessoas com Deficiência – Associação Mutualista Montepio” foi atribuído a Norberto Mourão, pelas recentes conquistas da Medalha de Bronze na prova de VL2 dos Europeus da Polónia 2019 e do título de Vice-campeão do Mundo na categoria adaptada de VL2, Szeged, Hungria, em Paracanoagem.

O “Prémio Projeto Social Desportivo - Groupe Renault” distinguiu o Projeto de Inclusão Social e Desenvolvimento Social pelo Judo, implementado por Pedro Soares e do qual surgiu o atual Campeão do Mundo de Jorge Fonseca.

Isaura Morais, Deputada da Assembleia da República, foi galardoada com o “Prémio Empresa, Mulher e Desporto – Sagres 0,0”, por todo o seu percurso e contributo para o Desporto Nacional, enquanto empresária, administradora e gestora, em particular, na qualidade de Presidente da Câmara Municipal de Rio Maior.

O “Prémio Apoio ao Desporto” distinguiu a Sociedade Central de Cervejas e Bebidas, S.A., um tributo ao investimento no desporto realizado ao longo de vários anos e que muito determinou a capacitação e qualificação deste universo, recebendo o prémio o Dr. Nuno Pinto de Magalhães, Director de Comunicação e Relações Institucionais.

O “Prémio Equipa” foi entregue ao Dr. Miguel Laranjeiro, Presidente da Federação de Andebol de Portugal, reconhecendo o percurso desportivo e resultados alcançados, em especial no decurso do ano de 2019, das Seleções Nacionais Sub-21 e Sub-19 masculinas (IHF Men’s Junior World Championship – Espanha – 4º Lugar), e Seleção A Masculina de Andebol de Praia (2019 – Jogos do Mediterrâneo – Grécia – 2º Lugar).

O “Prémio Fundação do Desporto/Desportista da Atualidade” foi entregue a Jorge Fonseca, um reconhecimento ao Seu percurso de vida e desportivo que culminou, recentemente, com o título mundial em Tóquio, Japão.

A Gala terminou com a entrega do “Prémio Patrocina um Desportista/Carreira Desportiva” distinção entregue a Miguel Maia, o icónico voleibolista português pelo seu percurso desportivo e resultados alcançados invejáveis, como praticante, indoor e na areia, consubstanciado nos mais de 16 títulos nacionais e internacionais conquistados e 4 participações olímpicas.

Este evento serviu também para divulgar a iniciativa “Patrocina um Desportista” que tem por objetivo (i) apoiar economicamente praticantes desportivos na sua preparação para as grandes competições desportivas e (ii) fornecer às empresas um modelo de patrocínio diferente e eficaz, responsável no aspeto social e que oferece um retorno do investimento num curto prazo com base nos valores do desporto admirados por todos.

“Os mais recentes indicadores nacionais publicados mostram que continua a existir interesse e vontade de manter vivo o sector fundacional no nosso País, evidenciando bem o papel das Fundações na qualidade e perseverança com que respondem aos permanentes desafios que lhe são colocados”, sublinhou Paulo Frischknecht, Presidente do Conselho de Administração da Fundação do Desporto.

Para o Secretário de Estado da Juventude e do Desporto, João Paulo Rebelo, “Esta é uma excelente iniciativa que promove a associação win-win entre as empresas e o Desporto, uma articulação de que o Desporto tanto precisa”.

PREMIADOS da II GALA de PRÉMIOS EMPRESARIAIS
- Prémio Jovem Praticante Desportivo: Gustavo Ribeiro, Patinagem;
- Prémio Desporto para Pessoas com Deficiência “Associação Mutualista Montepio”: Norberto Mourão, ParaCanoagem;
- Prémio Projeto Social Desportivo “Groupe Renault”: Projeto de Inclusão e Desenvolvimento Social pelo Judo, de Pedro Soares;
- Prémio Mulher, Empresa e Desporto “Sagres 0,0”: Isaura Morais;
- Prémio Apoio ao Desporto: Sociedade Central de Cervejas e Bebidas, S.A.;
- Prémio Equipa: Seleções Nacionais Sub-21 e Sub-19 masculina e Seleção A Masculina de Andebol de Praia;
- Prémio especial FdD/Desportista da Atualidade: Jorge Fernandes, Judo;
- Prémio Especial “Patrocina um Desportista”/Carreira Desportiva: Miguel Maia, Voleibol.

Fonte: FD, 31/10/2019