Confederação do Desporto de Portugal
 
CDP Comunicação e Marketing Notícias CDP Geral Desporto - Proibição da publicidade ao álcool: Bloco de Esquerda quer álcool afastado do desporto

Desporto - Proibição da publicidade ao álcool: Bloco de Esquerda quer álcool afastado do desporto

O BE vai propor novamente no Parlamento a proibição da publicidade ao álcool no desporto, estendendo-a às marcas de bebidas alcoólicas ou a marcas associadas a estas e abrangendo as ligas, sociedades e clubes desportivos.

Semanas antes do Euro’2004, o Bloco de Esquerda (BE) tentou proibir "a publicidade, sob qualquer forma, a bebidas alcoólicas nas e através das federações desportivas", mas a proposta foi rejeitada pela então maioria PSD/CDS-PP, com os votos a favor do PCP e a abstenção do PS.

Quatro anos depois, os bloquistas retomam o assunto e querem proibir a publicidade não só a bebidas alcoólicas, como "a marcas de bebidas alcoólicas ou a estas associadas explícita ou implicitamente na sua denominação comercial".

O projecto de lei do BE, que altera o Código da Publicidade, abrange, além das federações desportivas, as "ligas profissionais, sociedades desportivas e clubes desportivos". Em declarações à agência “Lusa” o deputado do BE José Soeiro disse que o seu partido quer impedir casos como a Taça da Liga/Carlsberg Cup e o patrocínio da Sagres à Selecção Nacional de futebol.

"Não há nenhuma perspectiva proibicionista em relação ao álcool, defendemos que as pessoas devem escolher os seus consumos. O que queremos é impedir a associação de marcas de bebidas alcoólicas ao fenómeno desportivo. É uma questão de saúde pública, de prevenção e combate ao alcoolismo", justificou.

José Soeiro acrescentou que o BE pretende também fazer face "à esperteza das empresas, sobretudo as cervejeiras, que criaram bebidas sem álcool da mesma marca para contornar a lei", que proíbe a publicidade a bebidas alcoólicas na televisão e na rádio entre as 7 e as 21h30.

"Queremos repor a intenção dessa proibição", declarou. O projecto de lei do BE "não prejudica a validade e eficácia dos contratos já celebrados à data da publicação do presente diploma e em execução à data da sua entrada em vigor".

Na exposição de motivos do diploma, o BE sublinha que o actual secretário de Estado da Juventude e do Desporto, Laurentino Dias, apoiou em 2004 "a proibição de publicidade a bebidas alcoólicas nos eventos desportivos, nas selecções e em tudo aquilo que tenha a ver com símbolos nacionais", desde que "não inviabilize, de um dia para o outro, projectos que estão em andamento".

Por outro lado, o BE recorda que o Governo prometeu no seu programa "promover acções destinadas a contrariar o aumento do consumo do tabaco e do álcool, sobretudo entre os mais jovens e em determinados espaços públicos" e considera incompreensível "que até agora tenha ignorado este fenómeno da associação do álcool ao futebol".

Fonte: O Jogo 24/03/2008

Parceiros Oficiais

Logótipo da Secretaria de Estado da Juventude e do Desporto. Logótipo do Instituto Português do Desporto e Juventude. Logótipo da Câmara Municipal de Oeiras. Logótipo da Câmara Municipal de Oeiras. Logótipo dos Jogos Santa Casa.

Parceiros Comerciais

Logótipo da agência de viagens Cosmos. Logótipo da Sagres. Logótipo da Lacatoni. Logótipo da Multicert.

Parceiros Comunicação

Logótipo da RTP. Logótipo do SAPO Desporto. Logótipo de "A Bola".
Este site utiliza cookies para ajudar a sua experiência de navegação. Ao navegar sem desativar os cookies, estará a concordar com a nossa política de cookies e com os nossos Termos, Condições e Política de Privacidade.