Jogos Europeus Universitários 2018: Portugal conquista a Europa!

eug2018Hoje é um dia de festa para o Desporto Universitário Português! Coimbra venceu a candidatura à organização dos Jogos Europeus Universitários – EUSA Games 2018.

A decisão foi tomada pelo Comité Executivo da Associação Europeia do Desporto Universitário (EUSA), em Denizli, na Turquia. Coimbra conquistou a organização do maior evento do Desporto Universitário a nível europeu, superando a cidade de Tampere, na Finlândia.

Antes do anúncio da decisão, as cidades candidatas à organização dos EUSA Games 2018 apresentaram as suas candidaturas na Assembleia Geral perante os membros da EUSA, Comité Executivo e federações nacionais de desporto universitário.

No final da Gala da EUSA onde foi anunciada a candidatura vencedora, decorreu a assinatura do Contrato de Atribuição do Evento entre a EUSA, representada pelo Presidente Adam Roczek e pelo Secretário-Geral Matjaz Pecovnik, e a Entidade Candidata, representada pela Presidente da FADU, Filipa Godinho, pelo Presidente da Associação Académica de Coimbra, Ricardo Morgado, pelo Reitor da Universidade de Coimbra, João Gabriel, e pelo Presidente da Câmara Municipal de Coimbra, Manuel Machado. A Comitiva Portuguesa contou ainda com a presença do Secretário de Estado do Desporto e Juventude, Emídio Guerreiro.

Este foi o culminar de uma noite onde Portugal foi reconhecido pelos méritos alcançados em 2013. No decorrer da cerimónia foi entregue o prémio de Melhor Universidade Europeia à Universidade do Minho, representada no evento pelo Reitor António Cunha e pelo Presidente da Associação Académica Carlos Videira, que terminaram o ano de 2013 na liderança do ranking de participações e resultados.

A FADU trouxe também para Portugal o prémio de Federação Mais Ativa, recebido pela Presidente da FADU, Filipa Godinho, resultado do nível de participações e organizações em eventos da EUSA.

Num momento de grande importância para o Desporto Universitário Português, a presidente da FADU Filipa Godinho dirigiu algumas palavras a todos os que contribuíram para o engrandecimento de Portugal além-fronteiras.

«Caros colegas e amigos,
Hoje alcançamos o resultado de um trabalho que tem vindo a ser feito ao longo dos anos. Portugal tem tido um papel muito ativo no Desporto Universitário Europeu e, agora, com a construção de uma candidatura forte e consistente, os objetivos foram atingidos.
Este é apenas o início de um longo percurso, que será traçado com o forte apoio das várias estruturas envolvidas. Este compromisso foi fortemente expresso na apresentação da candidatura, bem como o legado que o evento irá deixar com a organização deste evento. Estamos todos de Parabéns, o Desporto Universitário em Portugal está de Parabéns!
Felicitar e agradecer todos os que estiveram envolvidos na preparação e apresentação desta candidatura destacando as entidades locais – Associação Académica de Coimbra, Universidade de Coimbra e Câmara Municipal de Coimbra - bem como o Governo Português, destacando o envolvimento imprescindível da Secretário de Estado do Desporto e Juventude, e os principais organismos desportivos nacionais e federações desportivas de todas as modalidades que integram o projeto, que a apoiaram, desde o início, esta candidatura.
Ainda a nível académico, o apoio que as demais associações académicas e instituições de ensino superior demonstraram à candidatura de Coimbra, fazendo notar que este foi e é também um projeto nacional.
Este envolvimento foi, porventura, o trunfo mais forte da candidatura e certamente que, assim, estarão reunidas as condições para Portugal organizar um dos maiores eventos desportivos que Portugal terá oportunidade de receber nos próximos anos.
Depois de receber hoje o prémio de Federação Mais Ativa da Europa, estou certa de que todos juntos vamos continuar a manter bastante ativo o Desporto Universitário Português.
Obrigada a todos!
Filipa Godinho»

Fonte: FADU, 05/04/2014