CMU Futsal 2014: Jorge Braz ao comando da Seleção Nacional Universitária

jorge-brazMálaga, Espanha, vai ser a cidade anfitriã do Campeonato Mundial Universitário de Futsal. Esta será a 14ª edição do evento e terá a participação da Seleção Nacional Universitária feminina e masculina, com Jorge Braz a assumir novamente os comandos como Selecionador Nacional de Futsal.

Jorge Braz marcou presença nos Campeonatos Nacionais Universitários 2014, na Maia, para observar os talentos que por ali passaram e que podem vir a representar Portugal no Campeonato Mundial Universitário de Futsal, deste ano. De referir também que, durante toda a época 2013/2014, acompanhou as diversas etapas de apuramento.

Para o Selecionador, “o Desporto Universitário é um meio de excelência para o Futsal, um espaço privilegiado e de qualidade, excelente para o desenvolvimento da modalidade”. Tendo em conta a “mobilidade dos atletas pelo país, em termos estudantis”, para Jorge Braz o “o DU é uma forma dos jovens que praticavam a modalidade, quer no desporto escolar, quer no federado, terem oportunidade de continuar a fazê-lo, quando entram para o ensino superior”.

Quanto à qualidade dos atletas, o antigo jogador da Seleção Nacional Universitária de Futsal, acredita que “a evolução é notória, não só pelo cada vez maior número de equipas a participar na competição nacional, mas também pelos projetos interessantes que as universidades têm vindo a desenvolver de cooperação entre as competências desportivas e o percurso académico”.

Jorge Braz está realista quanto às expetativas para o Mundial de Málaga. “Para já o importante é coordenar muito bem o processo de seleção para essa participação, mas claro que o objetivo é sempre dignificar o Desporto Universitário em Portugal, neste caso, o futsal”, afirmou.

“É fantástico voltar a abraçar este projeto, porque o início do meu trajeto foi no DU, quer como praticante, quer como treinador. É sempre um prazer enorme também estar nos CNU”, explicou. Depois de muitas conquistas no DU, Jorge Braz garante que o seu “percurso já vai longo mas é sempre com um entusiasmo enorme” que aceita este desafio.
“O DU merece ser apoiado, merece rigor, merece tudo, porque converge o esforço de muitas academias e de muitos estudantes”, concluiu o Selecionador.

A escolha do Selecionador Nacional deve-se ao trabalho em estreita parceria entre a FADU e a Federação Portuguesa de Futebol.

Jorge Braz é, assim, pelo 3º ano consecutivo o Selecionador Nacional Universitário, tendo integrado, anteriormente, a equipa técnica nacional, com Orlando Duarte, no ano em que Portugal se sagrou Campeão Mundial Universitário masculino, em 2008. Até hoje, Portugal conquistou também a medalha de Bronze (2012) no masculino, dois Vice-Campeonatos (2008 e 2010) e o 3º lugar (2012) no feminino.

Em 1998 e em 2012, a cidade de Braga foi palco do Campeonato do Mundo Universitário da modalidade rainha do Desporto Universitário.

Com vista à realização dos Estágios de Observação e, mais tarde, de Preparação das duas Seleções, as primeiras convocatórias deverão ser conhecidas no início de junho.

Fonte: FADU, 24/04/2014