Universíadas Gwangju 2015: Portugal apura-se para nova final

universiadas-5Marta Onofre apurou-se hoje, dia 8, para a final de Salto com Vara da 28ª edição das Universíadas de Verão. Daniela Cunha (10 000m) e Francisco Belo (Lançamento do Peso) também competiram hoje e conquistaram, respetivamente, o 10º e 12º lugares.

“A Marta não esteve ao seu melhor nível, mas conseguiu passar à final sob condições difíceis”, explica o treinador Pedro Pinto. A final está agendada para as 18 horas locais.

Daniela Cunha alcançou a meta aos 34:51,68, tempo que lhe valeu o 10º lugar. Com uma vantagem de quase dois minutos sobre a portuguesa, a russa Alla Kuliatina venceu a medalha de ouro da prova.

A Daniela teve dificuldade em acompanhar andamentos muito rápidos das russas e chinesas, tendo ficado na 12 posição da final. Não fez um tempo muito bom mas as condições eram horríveis com tanta chuva.

Francisco Belo entrou em prova à tarde, na qual conseguiu alcançar a marca de 17.06, valor que ficou a meio metro do recorde nacional universitário por ele atingido. O ouro do Lançamento do Peso foi entregue ao indiano Inderjeet Singh, cujo peso alcançou os 20.27.

Segundo o treinador Pedro Pinto, foi uma competição realizada “em condições muito muito difíceis. Com chuva e mais chuva, o Francisco teve dificuldades em lançar enquadrado com o setor”.

Diogo Antunes, ao fazer uma falsa partida, foi eliminado e não conseguiu qualificar-se para a ronda seguinte dos 100m, terminando assim a sua participação nas Universíadas de Verão.

Amanhã, dia 9, o Atletismo continua em prova, desta vez com David Lima nos 200m, Diogo Ferreira no Salto com Vara e Daniela Cardoso nos 20km de marcha. Também a Seleção Nacional Universitária de Andebol tem um novo desafio, desta vez frente ao Japão. No mesmo grupo, Brasil vai defrontar a Hungria e a Suíça joga com Israel.

O Taekwondo português vai combater também amanhã, com Joana Cunha na categoria -57kg e Nuno Costa nos -68kg.

Toda a informação sobre a participação de Portugal nas Universíadas pode ser acompanhada no site oficial da FADU em www.fadu.pt e no Facebook em www.facebook.com/fadupt.

Fonte: FADU, 08/07/2015