Universíadas - Ginástica Artística prepara-se para “Missão Belgrado”

A Selecção Portuguesa de Ginástica Artística Masculina após o treino de Pódio realizado ontem com nota satisfatória (ensaio Geral da competição) prepara-se tranquilamente para o primeiro embate de amanhã. A Equipa Portuguesa volta a participar 12 anos depois no concurso por equipas depois da estreia nas Universíadas de Verão na Sicília 1997 (US1997). Esta segunda participação pretende como mínimo melhorar o 18ª lugar da US1997. Pela qualidade desportiva dos Países presentes na UB2009 será expectável a 13/14 posição. Nesta final directa de equipas também serão encontrados os finalistas que farão parte do concurso geral individual (6 aparelhos) e finais por aparelhos.

Segundo a análise de Pedro Almeida Treinador da Selecção Portuguesa esta será concerteza uma das universíadas mais fortes dos últimos anos, assemelhando-se ao nível de um campeonato de Europa.

Na prova de equipas onde actuarão 4 ginastas por aparelho e onde contam apenas a 3 melhores prestações, realça o seleccionador Pedro Almeida “se conseguirmos 3 prestações limpas por aparelho poderemos superar o nosso objectivo para estas UB2009”.

Manuel Campos, 6º na Europa em 2007 apresenta fortes possibilidades de atingir a final do concurso geral individual que disputará no próximo sábado.

Equipa Nacional Universitária de Ginástica Masculina.
Por aparelhos (finais a realizar domingo) temos mais de 90 participantes para disputar 8 lugares que darão acesso às finais. Em termos de possibilidades reais de alcançar uma final “julgamos que o Luis Araújo (medalha de prata nas ultimas universíadas no salto cavalo) se encontra dentro do lote dos 15 melhores desta prova”, prova esta que conta com a participação do melhor ginasta da actualidade neste aparelho Gwang Ri da Coreia do Norte.

Fonte: FADU 02/07/2009