Desporto Universitário - Andebol Minhoto é Campeão Europeu

Depois de 4 anos presentes na final do Campeonato da Europa Universitário, a concretização do título mais alto foi atingida! Depois de bater na final a equipa da casa, Universidade de Rijeka (Croácia) por 31-24, a equipa masculina de andebol da Universidade do Minho viu finalmente o seu sonho concretizado e sagraram-se Campeões Europeus Universitários.

Não foi há terceira, nem há quarta, mas sim há quinta! O andebol masculino da UMinho venceu finalmente o título europeu ao bater na final por 31-24 a equipa da casa, a Universidade de Rijeka (Croácia).

A EUSA, European University Sports Association, organizou pela primeira vez um Europeu de Andebol em 2006, Besançon, França. Desde então, a Universidade do Minho esteve presente na prova e nunca tinha ido mais longe do que o título de Vice-Campeã Europeia.

Desde o início do 5º Campeonato Europeu Universitário de Andebol, a Universidade do Minho não apresentou dificuldades em chegar até à final.

Também na competição estiveram a equipa masculina da Faculdade de Ciências e Tecnologias, representando a camisola da Universidade Nova de Lisboa e a equipa feminina do Instituto Politécnico de Leiria.

Recorde-se que o ano passado a equipa feminina da Universidade do Porto foi medalha de bronze, sendo a primeira equipa feminina a atingir pela primeira vez um lugar de pódio europeu nesta modalidade. Este ano, o Politécnico de Leiria enfrentou adversárias de grande qualidade e não conseguiu ir além do 7º lugar da classificação.

Fonte: FADU 25/07/2011