Hipismo - Europeu de Paradressage: Sara Duarte e Neapolitano Morella marcam presença

Sara Duarte e Neapolitano Morella caminham a passos largos para mais uma representação internacional da nossa bandeira, desta vez no Campeonato da Europa de Paradressage (Open), que se realiza de 19 a 23 de Agosto, no Centro Hípico de Epona, na costa sul da Noruega, País que tem sido um dos líderes internacionais na Paradressage.

Actualmente, tem três cavaleiros no Top Dez de Equitação Adaptada – Ann Cathrin Lubbe, Jens Lasse Dokkan e Sigrid Rui.

O Europeu é a competição internacional mais importante do ano, já que permite a qualificação dos atletas, portadores de deficiência física, para o campeonato do mundo, que se realizará em 2010, nos EUA., e contará com a participação de 20 países da União Europeia e ainda a China, o México e EUA. No total serão 23 nações em competição.

Neste europeu, Portugal compete apenas individualmente, com o conjunto Sara Duarte e Neapolitano Morella, que nos jogos para-olimpicos de Pequim, obtiveram o 5º lugar.

Neste momento o conjunto português continua a sua preparação, na Academia Equestre João Cardiga, onde realiza os seus treinos com a máxima regularidade.

Segundo Sara: "Depois dos jogos olímpicos toda a minha equipa e, eu em particular, sentimos ainda uma maior responsabilidade. Estou a preparar-me consciente de que tenho que dar o meu melhor. Para além dos treinos regulares de equitação, aumentei os treinos para a minha preparação física, através de um plano meticuloso de ginásio. Quero continuar a abrir o caminho a todos os colegas que estão a começar a competir a nível nacional e que, infelizmente, ainda não tiveram possibilidade de me acompanhar a este europeu. Pois, talvez não tenham tido os apoios, que eu "Graças a Deus", ainda, vou tendo e, que muito agradeço. Lembro que, devo grande parte da minha carreira desportiva a todas as entidades que me tem dado o seu apoio e é por isso, que não me canso de agradecer à ALLIANZ-Companhia de Seguros, que renovou o seu apoio para este ano, à OPENSOFT e à REN, que se juntaram à equipa, à Câmara Municipal de Oeiras, à APD-Associação Portuguesa de Dressage, FEP-Federação Equestre Portuguesa e FPDD-Federação de Desporto para Deficientes, por continuarem a acreditar nesta equipa. Enquanto nos apoiarem a paradressage continuará viva em Portugal".

Fonte: infordesporto 17/07/2009