Hipismo - Concurso de Saltos Internacional: Francisco Rocha vence GP Águas do Vimeiro

Na prova mais esperada do XVII Concurso de Saltos Internacional – CSI 3* - do Vimeiro, assistimos a uma intensa luta entre cavaleiros de alto nível que proporcionaram um agradável espectáculo às centenas de espectadores que não quiseram deixar de assistir à disputa do Grande Prémio.

Esta prova qualificável para o Campeonato da Europa 2009 e pontuável para os Jogos Equestres Mundiais 2010, decorreu em duas mãos com diferentes percursos com obstáculos colocados a 1,50m, onde num total de 34 conjuntos que alinharam em prova, 12 passaram à segunda mão, dos quais 3 efectuaram um duplo percurso sem faltas.

O português Francisco Rocha foi o grande vencedor, com Martinhal Nanuk II du Ry, terminou a prova com zero pontos, em 41,09’. Neste Grande Prémio Águas do Vimeiro, que atribuiu um Prize Money de 35.000,00€, a amazona inglesa Sophie Tobin, com Orion II, em 41,47’, e o conjunto Antonio Frutuoso de Melo e Lancelot du Messille, em 44,65’, conquistaram o segundo e terceiro lugar, respectivamente, num percurso sem penalizações.

Vitória para o cavaleiro português Francisco Moura, com o cavalo Prestige de Triheree, na prova patrocinada pela Câmara Municipal de Torres Vedras com os obstáculos colocados a 1,40m. Em apenas 50,70’, o cavaleiro terminou a prova sem penalizações. O Vereador da Câmara, Dr. Sérgio Galvão, marcou presença no pódium para entregar o prémio ao vencedor desta prova. Em segundo lugar ficou o cavaleiro suiço Jörg Röthlisberger com o cavalo Paloma des Planes CH que, em 51,08, completou um percurso com zero pontos. Pela vizinha Espanha, o conjunto Sonsoles Lasaosa e Kiowa des Isles terminou o percurso sem penalizações, num tempo de 51,69’.

Na prova Nacional – Médis –, de tabela A ao cronómetro, distinguiu como vencedor o binómio Rui Ramos e Summertime F, em 65,91’, num percurso sem faltas. Duarte Alegrete, montando Zippy, conseguiu o segundo lugar, em 66,30’ (zero pontos). Classificou-se em terceiro lugar o conjunto Francisco Moura e Run Off, que terminaram a prova em 66,68’, igualmente sem penalidades.

A prova patrocinada pela Sicasal, de tabela A ao cronómetro, premiou, novamente por Portugal, o conjunto João Azevedo e Silva e Psyche du Murier que terminou a prova, em 46,08’, com zero pontos. O cavaleiro português Norbert Ell com T-Quinta finaliza o percurso sem penalidades, obtendo o segundo lugar em 46,30’. O binómio das Bermudas, Jillian Terceira e Dreamboy, ficou em terceiro lugar, num percurso sem faltas realizado em 43,89’.

No decorrer do último dia do XVII Concurso de Saltos Internacional – CSI 3* - do Vimeiro, a Médis, em colaboração com a organização dos Concursos de Saltos do Vimeiro, promoveu um passatempo que atribuiu um GPS, momentos antes de se realizar a prova mais esperada do dia. Este prémio foi entregue por um elemento da Direcção de Marketing da Médis, Dr. Gustavo Barreto, e pela Embaixadora dos Concursos de Saltos do Vimeiro, Maria João Abreu.

Fonte: Infordesporto 19/07/2009