Vela Adaptada - Campeonato do Mundo de SKUD-18: Equipa portuguesa a caminho de Singapura

A dupla portuguesa Bento Amaral/Luísa Silvano parte já no próximo sábado para Singapura, onde irá decorrer o Campeonato do Mundo de SKUD-18 entre os dias 20 e 28 de Março.

Apesar de já ter garantido a qualificação para os Jogos Paralímpicos de Pequim, no Campeonato do Mundo de Vela Adaptada, que se realizou em 2007, em Rochester (EUA), a dupla portuguesa participa agora neste Mundial com o objectivo de preparar terreno e conhecer as outras equipas, como revelou o timoneiro Bento Amaral "Queremos ficar entre os primeiro cinco lugares do Campeonato e queremos, sobretudo, conhecer as equipas adversárias".

Para além disso, esta é uma hipótese de competir num clima idêntico ao que a tripulação portuguesa irá encontrar em Qingdao, cidade em que irá decorrer a competição de Vela nos Jogos Paralímpicos. "O clima é semelhante ao de Qingdao, embora em Singapura seja mais quente e húmido" revelou o velejador Bento Amaral.

Para além de Portugal, os outros países em competição são: Austrália, China, Filipinas, Grã-Bretanha, Irlanda, Malásia e Singapura. As também já apuradas para os Jogos, Austrália e Grã-Bretanha, apresentam-se aqui como as principais candidatas à vitória.

Para os Jogos Paralímpicos 2008 já se encontram apurados nesta classe os seguintes países: Austrália, Canadá, China, EUA, Grã-Bretanha, Portugal e Suécia. Ficam a faltar 5 lugares que serão preenchidos após o Mundial de Singapura.

Equipa Portuguesa
Velejadores – Bento Amaral e Luísa Silvano
Treinador – Afonso Amaral
Acompanhante Técnica – Maria do Carmo Amaral
Fisioterapeuta / Classificador – Pedro Cunha
Calendário do Campeonato do Mundo:
20 – 22 Março: Treinos, Classificação, Medição e Registro
23 – 28 Março: Regatas

Fonte: Infordesporto 14/03/2008