Jogos Paralimpicos - Natação: David Grachat na final dos 100 m livres

O nadador David Grachat (S9) garantiu hoje já ter alcançado dois dos seus objectivos nos Jogos Paralímpicos Pequim’2008, a qualificação para a final dos 100 metros livres e novo recorde nacional da distância.  
{mosimage} 
O nadador português David Grachat (S9) garantiu hoje já ter alcançado dois dos seus objectivos nos Jogos Paralímpicos Pequim’2008, a qualificação para a final dos 100 metros livres e novo recorde nacional da distância.

"Estou muito feliz, primeiro porque garanti um lugar na final, e depois porque consegui melhorar o meu recorde nacional", disse Grachat no final da prova, que nadou em 57,93, com o sexto melhor tempo.

David Grachat não faz prognósticos para a final, agendada para dentro de cerca de uma hora, mas garante que vai dar o seu máximo.

"Vou fazer tudo o que puder. A piscina é muito boa, mas os adversários são muito fortes e estamos todos separados por muito pouco tempo", referiu o nadador, estreante em Jogos Paralímpicos.

Nelson Lopes (S4) também ficou bastante satisfeito com o apuramento para final dos 50 metros costas, e garante que vai tentar melhorar o recorde nacional.

"A prova correu-me muito bem. Consegui um dos grandes objectivos que foi chegar à final. Fiquei a poucos centésimos do recorde nacional, vou tentar melhorar logo", disse Nelson Lopes, que conseguiu o oitavo melhor tempo da eliminatória (52,74), tem como melhor tempo 52,48, marca que é recorde nacional.

O coordenador da equipa nacional de natação, Mário Cardoso fez um balanço bastante positivo da prestação portuguesa nas eliminatórias de hoje.

Mário Cardoso lembrou que Simone Fragoso, afastada da final dos 50 metros costas, conseguiu a sua melhor marca do ano (58,90).

Aquele responsável admitiu que a prestação de Diana Guimarães, também afastada da final dos 50 metros costas (1.06.57), "ficou abaixo das expectativas", mas considerou que a nadadora poderá melhorar na prova de 150 metros estilos.

Fonte: OJOGO 08/09/2008