Hóquei - Vitória épica sobre a Turquia garante a Portugal o título europeu

Portugal conquistou este domingo em Sveti Ivan Zelina, Croácia, o campeonato europeu de hóquei de sala de seleções.

Os linces chegaram ao tão almejado troféu após uma vitória épica sobre a Turquia, onde viraram um resultado desfavorável de 1-5 para 9-5!

Mais suado não podia ser, até porque os três primeiros classificados da prova terminaram todos com o mesmo número de pontos - 12, fruto de 4 vitórias e 1 empate. A equipa que sobe com Portugal - a Croácia, foi apenas definida com base no 3º critério de desempate.

Relativamente ao encontro com a Turquia, Mário Almeida, selecionador nacional, salienta o "início desastroso" dos linces, que "complicou-nos bastante o jogo, mas felizmente os jogadores conseguiram superar a tremideira inicial que conduziu ao 1-5. Tratou-se de mais uma experiência importante, mais uma lição, espero, decisiva para o crescimento de uma equipa com 6 jogadores sub-21 e 9 sub-23".

Quanto ao título, o treinador dá os "parabéns a estes 12 magníficos que foram heróis, nobres, valentes e querem ser imortais. Em nome da equipa toda, há também que agradecer o forte apoio que sentimos a esta grande distância".

Além do título do europeu, destaque também o lince David Franco, eleito o melhor jogador do torneio. Outra curiosidade prende-se com o fato de todos os atletas terem marcado pelo menos um golo, exceto os guarda-redes.

http://www.fphoquei.pt/blog/2014/01/eurohockey-indoor-championship-iii-m-vitoria-epica-sobre-a-turquia-garante-titulo-europeu

Fonte: FPHoquei, 19/01/2014