Orientação - 2º OriGafanhoeira: Monte da Pastaneira recebe prova no próximo domingo

A Sociedade Recreativa de São Pedro da Gafanhoeira (SRSPGafanhoeira) irá organizar, no próximo domingo dia 24, mais uma prova pontuável para o Troféu Ori-Évora, a desenrolar-se no Monte da Pastaneira (cerca de 1 km da vila de Arraiolos).

A prova divide-se em duas etapas, manhã e tarde, realizando-se pelo meio um almoço na aldeia de São Pedro da Gafanhoeira, para quem quiser participar.

Sobre a prova da manhã, em quase toda a área do mapa se consegue avistar o fabuloso castelo de Arraiolos, lá no alto do monte, assim como a escola a que pertencem a maioria dos atletas da SRSPGafanhoeira. Este é o segundo mapa de Orientação feito no concelho de Arraiolos (o 1º foi o de São Pedro da Gafanhoeira).

O terreno do monte da Pastaneira caracteriza-se pela variedade de locais: ora áreas abertas de relevo detalhado, ora zona de floresta com desnível acentuado, ora áreas labirínticas de vegetação, ora elementos de pedras e falésias. A progressão e visibilidade são grandes mas ir muito depressa pode ser prejudicial por vezes.

À tarde o cenário muda radicalmente e os atletas deslocar-se-ão para a zona urbana de São Pedro de Gafanhoeira, onde os mais curiosos poderão observar a beleza da modalidade, num mapa com diversos trilhos, ladeiras e zonas de montado.

Esta prova conta com o apoio da Câmara Municipal de Arraiolos e da Junta de Freguesia de São Pedro da Gafanhoeira.

Fonte: FPO 19/02/2008