Orientação - 10º OriJovem: Ovar acolhe estágio nacional

Ovar recebe, a partir do próximo sábado, a 10ª edição do OriJovem. Trata-se do estágio nacional de Orientação, uma iniciativa que tem percorrido os mais diversos pontos do País e que chega agora à nossa cidade.

Lançado no Barreiro em Setembro de 2005, o OriJovem é uma iniciativa da Federação Portuguesa de Orientação vocacionada para a aprendizagem, aperfeiçoamento e consolidação de técnicas e estratégias do desporto Orientação. A sua abrangência incide nas crianças e jovens, dos 8 aos 18 anos, quer tenham ou não experiência na modalidade.

Contando com os apoios da Câmara Municipal de Ovar, Agrupamento de Escolas de Ovar e do Clube Ori-Estarreja, o 10º OriJovem terá o seu início no dia 20 de Dezembro e prolonga-se até ao dia 23. Para além dos treinos de conjunto nos mapas referidos, os participantes terão treinos de simulação em pavilhão, aulas teóricas e reuniões de análise dos treinos.

Presentes as maiores esperanças da Orientação portuguesa
Em Ovar são esperados todos os grandes valores das nossas jovens selecções. Joana Costa e Mariana Moreira, líderes do “ranking” nacional no seu escalão, e ainda Vera Alvarez, a campeã mundial de Distância Média de Desporto Escolar, são cabeças de cartaz numa lista onde se inscrevem os nomes de 80 crianças e jovens. No 10º OriJovem têm presença confirmada as equipas-escola de Desporto Escolar que representarão Portugal nos próximos Mundiais de Madrid (equipas de iniciados femininos e masculinos e de juvenis femininos da EB 2,3/S Cunha Rivara Arraiolos e equipa de juvenis masculinos da ES Pinhal Novo). Aqui estarão em observação, igualmente, os atletas que integrarão a Selecção Nacional aos referidos Mundiais. A Escola Secundária de Estarreja é outro dos estabelecimentos de ensino que aproveitará a proximidade física para trazer a Ovar um numeroso grupo de jovens orientistas que estão a dar os primeiros passos na modalidade.

Apesar de estabelecido há pouco mais de três anos, o OriJovem é responsável por parte do que muitos dos nossos jovens atletas são hoje. A título de exemplo, todos os jovens atletas do Gafanhori (Arraiolos) começaram no OriJovem e nomes como os de Jorge Fortunato, Tiago Romão, David Sayanda, Catarina Ruivo, Fabio Pereira, Paulo Pereira, João Mega Figueiredo, Isabel Sá, Miguel Mouco, Davide Machado, João Carvalho, Isabel Meneses, Maria Oliveira, Rafael Miguel e de muitos outros, todos eles passaram e treinaram no Orijovem.

Programa social recheado
Refira-se ainda que o OriJovem vai proporcionar aos jovens participantes o contacto com a realidade da nossa região, estando agendada uma visita guiada através das belezas da cidade-museu do azulejo, culminando com a recepção da comitiva no Salão Nobre dos Paços do Concelho. No habitual espaço desportivo de segunda-feira à noite, na Rádio Antena Vareira, a Orientação será o tema de fundo, esperando-se a presença em estúdio, entre outros, do Coordenador Nacional de Orientação do Desporto Escolar, Professor Ricardo Chumbinho.

Garantida está também a presença duma equipa de reportagem que fará uma peça de seis minutos sobre o evento, que irá para o ar numa tarde de desporto da RTP 2, no habitual espaço dedicado à Orientação.

Texto: Joaquim Margarido