Surf - Buondi Pro Junior: Romain Cloitre vence pelo segundo ano consecutivo

O surfista francês Romain Cloitre venceu pela segunda vez o Buondi Pro Junior, a terceira etapa a contar para o circuito europeu de surf sub-20 masculino e primeira parte do Mundial de Surf do Algarve, que terminou ontem na praia do Amado, em Aljezur.

O campeão europeu em título desta categoria, que este ano compete no circuito mundial WQS a tempo inteiro, aproveitou um intervalo nesse calendário para treinar e foi sempre um dos destaques ao longo dos três dias, terminando a derradeira bateria do Buondi Pro Junior com um score de 16 pontos em 20 possíveis, graças a um surf veloz, bastante seguro e muito preciso.

"Estou muito contente por ter conseguido vencer aqui no Amado pelo segundo ano," disse Romain à saída da água. "Vim porque adoro esta zona de Portugal e porque era uma boa forma de treinar para os grandes WQS deste Verão. Como não estou a fazer o circuito Pro Junior este ano, provavelmente esta foi a última etapa em que entrei, por isso também foi uma óptima forma de sair," terminou satisfeito o campeão, que fez as melhores notas e scores totais do campeonato.

Na segunda posição ficou o português Eduardo Fernandez, até aqui praticamente um desconhecido, que mostrou muita vontade de vencer e não o conseguiu por pouco. Esta foi a primeira prova do Pro Junior europeu em que entrou, apesar de não ter patrocínios, e quase levou a maior taça para casa. Mas Eduardo chamou a atenção de alguns caça-talentos presentes na praia do Amado e pode ser que um patrocínio esteja para breve.

Na terceira posição ficou o basco Jatyr Berasaluce, top 3 europeu e um dos cabeça-de-série desta prova, deixando o quarto lugar para o francês Gordon Fontaine, que impressionou bastante até chegar à final, na sua primeira prova europeia depois de um ano a viver e a estudar na Austrália.

Nas meias-finais, em quinto lugar ex-aequo, ficaram os "heróis locais" Miguel Mouzinho e Luca Guichard, que por pouco não avançaram também para a final, conseguindo no entanto os seus melhores resultados de sempre neste circuito. No sétimo lugar, também nas meias-finais, terminaram duas jovens promessas do surf europeu, o francês Hugo Dubosc e o português Francisco Alves, que acabou de completar 15 anos e que assim recebeu o melhor presente possível – o melhor resultado da sua carreira, como um dos destaques do Buondi Pro Junior 08.

Destaque ainda para António Ribeiro, que perdeu por muito pouco, na primeira bateria dos quartos de final, a par de atletas como Josch Schmeltzer, Joackim Guichard, Tom Neuschwanger, Omer Bar, Igor Muniain, Rudy Marechal e Medi Veminardi.

Para Abílio Pinto, organizador da prova, o Bundi Pro Junior deste ano teve um sabor especial, porque "entre 120 inscritos, tivemos dois atletas portugueses nas finais, um na masculina e outra na feminina, o que demonstra bem a utilidade desta prova na evolução do surf nacional. Foi novamente um prazer organizar este evento no concelho de Aljezur, mas agora temos que desmontar tudo aqui e levar para a praia da Cordoama, onde amanhã (hoje) começamos o Super Bock Pro, que também tem mais inscritos que em 07, o que nos traz uma enorme satisfação," conclui.

Hoje começa então o Super Bock Pro, um WQS de uma estrela, na Praia da Cordoama, concelho de Vila do Bispo, com o check in marcado para as 11 horas.

Lembramos ainda que, na última noite do Mundial de Surf do Algarve, Sagres vai receber uma festa inesquecível, para terminar em grande a verdadeira celebração do surf que é esta semana. Assim, a noite de 12 de Julho vai receber o Super Bock Dance in Sagres, encerrando da melhor forma a festa, desta vez realizada nos bares mais conhecidos da vila, com o som a cargo de alguns DJ's e MC's bem conhecidos.


Fonte: Infordesporto 10/07/2008