Marinha e Federação de Surf lançam ferramenta para prever condições de surf na costa nacional

qual-e-atua-omdaO Instituto Hidrográfico em parceria com a Federação Portuguesa de Surf vai disponibilizar uma ferramenta que permite a previsão das condições para a prática do surf em várias praias da costa portuguesa.


O projecto do Instituto Hidrográfico, posto em prática através de um protocolo entre a Marinha e a Federação, visa apoiar o desenvolvimento do surf em Portugal, através da produção e divulgação das previsões detalhadas da agitação marítima nas praias nacionais.

O Instituto Hidrográfico (IH) opera uma rede de observação oceânica capaz de registar, em tempo real, as condições de agitação marítima ao largo da costa portuguesa. Esta informação é complementada pela capacidade de previsão do estado do mar, obtida a partir de modelos numéricos trabalhados no IH.

O saber fazer e a capacidade instalada no Instituto Hidrográfico não se restringe apenas a produtos de aplicação militar mas também a uma componente de serviço público que, desde sempre, tem apoiado diferentes actividades marítimas, como é exemplo esta ferramenta para o surf.

Consulte aqui as condições para a prática do surf

Fonte: CDP, 22/04/2013