Luís Gonçalves conquista o 94º lugar no campeonato do mundo

No dia 16 de outubro teve início a fase de qualificação do Campeonato do Mundo de Tiro com Arco, a decorrer na Cidade do México, tendo sido marcado pela prestação bem conseguida do arqueiro Luís Gonçalves. O Luís registou um resultado que o colocou na primeira fase de eliminatórias, ao alcançar o 94º lugar, num total de 121 atletas, sendo exclusivamente apurados os 104 primeiros.

Na fase seguinte, de eliminatórias, os atletas foram emparelhados tendo em conta o resultado alcançado na qualificatória. Estas são caracterizadas pelo confronto direto entre 2 atletas, no formato set system. A cada set ganho são atribuídos 2 pontos, vencendo o primeiro arqueiro a chegar aos 6 pontos, sendo que para cada set são disparadas três flechas.

No primeiro dia de eliminatórias, a 18 de outubro, o Luís defrontou o atleta da República Popular da China, Wenxuan Wang, que se qualificou para esta eliminatória na 19ª posição. Apesar da tenra idade de Wang, este demonstrou uma boa capacidade de concentração, tendo vencido o primeiro set com uma diferença de seis pontos, diferença esta que o Luís conseguiu minimizar para um ponto no último set. Infelizmente, não foi o suficiente para contrariar o 6-0 final, ficando assim afastado da competição com o 94º lugar. Registou-se assim uma melhoria substancial da sua marca em relação ao último Campeonato do Mundo.

A delegação portuguesa tem regresso marcado para dia 23 de outubro, trazendo consigo aspirações sólidas para um novo ciclo na modalidade, com mais participações internacionais e um aumento do número de arqueiros em Portugal.

Fonte: FPTA, 18/10/2017