Confederação do Desporto de Portugal
 

História Jogos CPLP

Dez edições dos Jogos Desportivos da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP)

Os Jogos Desportivos dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) foram instituídos em 1990, ao abrigo do Acordo Multilateral de Cooperação (nº 2 do Artigo 10º) para o Desporto daquela comunidade. Tal entendimento foi rubricado a 20 de Janeiro, em Lisboa, pelos Estados de Angola, Cabo Verde, Guiné- Bissau, Moçambique, Portugal e São Tomé e Príncipe. O Brasil esteve presente apenas com o estatuto de observador.

Reconhecendo no Desporto um factor cultural indispensável à formação plena da pessoa humana e consequentemente ao desenvolvimento da sociedade, o surgimento dos Jogos da CPLP veio dar corpo a um dos principais instrumentos da Cooperação na comunidade lusófona. Ainda nos termos do Regulamento dos Jogos da CPLP, não haverá países vencedores em cada edição do certame, porque quem vencerá será a comunidade. Apenas o convívio são e desportivo deve prevalecer entre as nacionalidades, numa idade em que se é propenso a querer mudar o mundo e todos aqueles Estados desejam certamente uma comunidade forte e unida.

Assim sendo, Portugal fez questão de acolher a I edição dos Jogos Desportivos dos Países de Língua Portuguesa, em Setembro de 1992. Neles participaram cerca de 500 jovens de ambos sexos, de 15 a 16 anos de idade, idos de Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal e São Tomé e Príncipe.

Em 1995, os II Jogos da CPLP foram realizados na cidade de Bissau, com a participação de 300 jovens de Angola, Cabo Verde, Guiné Bissau, Moçambique e São Tomé e Príncipe. Nesse mesmo ano, Moçambique candidatou-se à organização dos III Jogos.

Por imperativos vários, Maputo acolheu apenas a III edição dos Jogos da CPLP em 1997, entre 13 e 18 de Setembro. Ao todo foram 500 participantes de todos os países falantes do Português, que competiram nas modalidades de Atletismo, Basquetebol, Futebol e Ténis de Campo.

Cabo Verde candidatou-se, em seguida, à organização dos IV Jogos, projecto que se tornou realidade apenas em 2002. A Cidade da Praia, entre 20 e 28 de Julho recebia 470 participantes de todos os países do grupo, à excepção do Brasil mais uma vez. As modalidades eleitas dessa vez foram as de Andebol, Basquetebol e Voleibol de Praia, em ambos os sexos; por seu turno, apenas os rapazes competiram em Futebol naquele ano.

Os V Jogos da comunidade lusófona, marcados para 2005, realizaram-se em Luanda, a capital da República de Angola, entre os dias 12 e 18 de Agosto. No evento participaram um número recorde de atletas, na ordem dos setecentos em ambos os sexos. O Andebol, Basquetebol, Desporto Adaptado, Futebol, Ténis de Campo e Voleibol de Praia foram as modalidades eleitas. Aos participantes atribuiu-se lembranças, prémios e galardões, como taças, medalhas em ouro, prata e bronze, um prémio de Ética Desportiva e diplomas de participação.

Na edição de 2008, os VI Jogos da CPLP, decorreram na cidade do Rio de Janeiro, na Republica Federal do Brasil, entre os dias 26 de Julho e 1 de Agosto.

Em 2010 os VII Jogos da CPLP, decorreram na cidade capital de Moçambique, Maputo, entre os dias 29 de Julho e 7 de Agosto. Nesta edição as modalidades que fizeram parte do quadro competitivo foram o Andebol, Atletismo, Basquetebol, Desporto Adaptado, Futebol, Ténis de Campo e Voleibol de Praia.

Em 2012 coube a Portugal, mais concretamente à vila de Mafra, receber os VIII Jogos Desportivos da CPLP, entre os dia 7 e 15 de Julho. O Andebol, Atletismo, Basquetebol, Desporto Adaptado, Futebol, Ténis de Campo e Voleibol de Praia, foram as modalidades eleitas.

Em 2014 os jogos, na sua IX edição, voltaram a Angola, entre os dias 26 de Julho e 2 de Agosto. O Andebol, Atletismo, Basquetebol, Atletismo para pessoas portadoras de deficiência, Futebol, Ténis de Campo e Voleibol de Praia, mantiveram-se no quadro competitivo relativamente às últimas edições. Já a Natação, Judo e Ténis de Mesa foram as novidades do programa competitivo.

A X edição dos Jogos Desportivos da CPLP vai decorrer na Ilha do Sal, Cabo Verde, entre os dias 17 e 24 de julho. O Andebol, Atletismo, Atletismo para Pessoas Portadoras de Deficiência, Basquetebol, Futebol, Natação, Taekwondo e Voleibol de Praia, são as modalidades eleitas. Em 2016 com a entrada da Guiné Equatorial, passam a nove o número de países participantes nos Jogos Desportivos da CPLP.

Parceiros Oficiais

Logótipo da Secretaria de Estado da Juventude e do Desporto. Logótipo do Instituto Português do Desporto e Juventude. Logótipo da Câmara Municipal de Oeiras. Logótipo da Câmara Municipal de Oeiras.

Parceiros Comerciais

Logótipo da agência de viagens Cosmos. Logótipo do Banco BIC. Logótipo da Lacatoni. Logótipo da Multicert.

Parceiros Comunicação

Logótipo da RTP. Logótipo do SAPO Desporto. Logótipo de "A Bola".