Portugal na final em futebol nos IX Jogos da CPLP

A equipa de futebol que representa Portugal nos IX Jogos Desportivos CPLP Angola 2014 garantiu esta quinta-feira a presença no jogo da final deste torneio, a disputar no próximo sábado frente à sua congénere de Angola, devendo ambas discutir a conquista da derradeira medalha de ouro nestes Jogos.

 

O jogo da final do torneio de futebol está assim marcado para o próximo sábado, tendo Portugal ultrapassado hoje a formação de Cabo Verde, por 2-1, ganhando assim a série B do torneio. Agora, a equipa lusa terá que disputar a final frente a Angola, vencedora da série A, em jogo a realizar no próximo sábado, 2 de Agosto, imediatamente antes da cerimónia de encerramento destes Jogos.

Já amanhã, sexta-feira, Portugal terá ainda que disputar duas finais, nos torneios de andebol e basquetebol, nos quais deverá defrontar, respectivamente, as formações de Angola e do Brasil. Para chegar a estas finais, as equipas lusas venceram esta quinta-feira os jogos agendados em cada um dos torneios apenas para cumprir calendário, isto porque em ambos os casos os conjuntos lusos tinham já garantido a presença nas finais. No andebol, Portugal defrontou a formação de Cabo Verde a quem venceu por um claro 28-12, enquanto que no basquetebol o conjunto de Portugal jogou contra São Tomé e Príncipe a quem venceu, neste caso por 66-23.

Portugal terá assim que discutir a vitória no torneio de andebol frente a Angola, havendo ainda que ter em conta a discussão pela vitória no torneio de basquetebol, aqui com Portugal a ter que defrontar a sua congénere do Brasil, estando ambos os jogos marcados para esta sexta-feira.

Jovens de 14 anos perante adversários de 16

A representação de Portugal nestes Jogos da CPLP está entregue à selecção distrital Sub-14 da Associação de Futebol do Porto, formação que venceu no passado mês de Junho o Torneio Lopes da Silva, realizado na Costa da Caparica, Almada, merecendo por isso o convite para representar as cores nacionais nestes Jogos da CPLP. Com uma equipa de jovens sub-14, nascidos em 2000, Portugal foi encontrar neste torneio adversários com equipas sub-16, formadas por jovens nascidos em 1998, algo que não impediu a equipa lusa de garantir o apuramento para a final, depois de um jogo que Sérgio Ribeiro, o treinador da formação lusa, considerou “extremamente difícil”, no qual houve que destacar a entrega dos jovens atletas portugueses.

“Já tínhamos defrontado este adversário na primeira volta deste torneio, num jogo que terminou por 2-2, e sabíamos também por isso que iria ser um jogo complicado. Contudo, entrámos bem no jogo, ao intervalo já vencíamos por 2-0, sofremos um golo no início do segundo tempo, e a partir daí, até porque somos uma equipa sub-14 e jogámos frente a um adversário sub-16 de Cabo Verde, acabámos por enfrentar uma tarefa difícil, mas conseguimos com todo o empenho conservar o resultado de 2-1 até ao final e os jogadores estão de parabéns”, resumiu Sérgio Ribeiro.

Frisando que não foi colocada pressão nenhuma sobre os atletas portugueses, o treinador português reforçou que o convite endereçado para representar o nosso país nos Jogos da CPLP “foi aceite de bom grado, sendo que uma equipa sub-14 ter chegado a uma final entre adversários sub-16 é já um feito digno de registo”. Deste modo, sábado, frente a Angola, Portugal irá defrontar de novo uma equipa formada por jovens sub-16, algo que leva a pensar que “ter atingido a final é já uma vitória”.

“Estar numa final de um torneio desta envergadura é um feito meritório para os nossos jovens, mas vamos ainda assim fazer tudo para ganhar a final”, concluiu Sérgio Ribeiro na antecipação ao jogo que encerrará, no sábado, o programa dos IX Jogos Desportivos CPLP Angola 2014.

Fonte: CDP, 31-07-2014