22 medalhas de ouro e 8 de prata conquistadas por Portugal nos X Jogos da CPLP

medalhasA missão de Portugal aos X Jogos Desportivos Comunidade dos Países de Língua Portuguesa foi coroada de êxito também na componente dos resultados desportivos, tendo os atletas portugueses conquistador um total de três dezenas de medalhas nas diferentes modalidades, nomeadamente 22 medalhas de ouro e 8 de prata.

O atletismo, com um total de 17 medalhas, foi a modalidade que permitiu maior número de medalhas — 17 —, com 12 de ouro e cinco de prata. A natação, decorrente da participação nas provas em águas abertas, permitiu quarto medalhas, duas de ouro e duas de prata, podendo ainda ser contabilizadas mais quarto medalhas, todas de ouro, no taekwondo, modalidade que pela primeira vez integrou o quadro de competições dos Jogos da CPLP.

As demais medalhas para Portugal nesta décima edição dos Jogos foram conquistadas nas modalidades colectivas, com duas medalhas de ouro no voleibol de praia, uma medalha de ouro no andebol (masculine), também uma medalha de prata no basquetebol (feminino) e uma derradeira medalha, conquistada no ultimo dia dos Jogos, pela selecção de futebol que garantiu o ouro no torneio em que participou com jogadores do escalão sub-14 frente a adversaries sub-16.

Portugal foi assim o país que liderou o quadro de medalhas nestes X Jogos Desportivos da CPLP, à frente de Moçambique, que conquistou 15 de ouro, 11 de prata e oito de bronze, e de Angola, com três de ouro, sete de prata e 15 de bronze.

Cabo Verde, com três medalhas de ouro, duas de prata e sete de bronze, ainda São Tomé e Príncipe, com cinco medalhas de prata e duas de bronze, e o Brasil, com uma medalha de prata e outra de bronze, completaram o quadro de conquistas de medalhas numa edição dos Jogos da CPLP em que apenas Timor-Leste não conquistou qualquer medalha e na qual não marcaram presence quaisquer atletas da Guiné-Bissau ou da Guiné Equatorial.

Ficam assim para trás os X Jogos Desportivos da CPLP, participados por cerca de meio milhar de atletas de ambos os sexos sub-16 nas modalidades de andebol, atletismo, atletismo para pessoas portadoras de deficiência, basquetebol, futebol, natação, taekwondo e voleibol de praia.

Os próximos jogos deverão ser realizados em São Tomé e Príncipe, em 2018.

Fonte: CDP, 25/07/2016