Duatlo estreia-se nos Jogos Mundiais de Cali

jogos-mundiaisNo final do mês de Julho, a cidade de Cali, na Colômbia, vai receber os Jogos Mundiais. Trata-se de um importante evento internacional onde competem, ao mais alto nível, as modalidades que não fazem parte do programa olímpico. Este ano, pela primeira vez, o Duatlo fará parte do programa dos Jogos, como modalidade convidada.


Fruto das suas prestações internacionais, Sérgio Silva e Cristiana Valente são os atletas nacionais que irão representar Portugal neste evento que, em simultâneo, define os Campeões Mundiais de Duatlo Elite 2013. As provas (para ambos os géneros) serão disputadas nas distâncias padrão (10.000 metros de corrida, 40Km de ciclismo e 5.000 metros de corrida).
Cristiana Valente

Tendo iniciado a carreira desportiva no atletismo, Cristiana Valente tem vindo a assumir-se como a principal figura do duatlo nacional feminino, sendo bicampeã nacional. No recente Campeonato da Europa de Triatlo (disputado na distância longa), a atleta do Galitos terminou na 13ª posição, um resultado que, associado ao 11º lugar no Campeonato do Mundo de Triatlo de 2012, lhe garantiu a presença nestes Jogos Mundiais. A prova feminina terá lugar no dia 26 de Julho, pelas 9 horas locais (15 horas em Portugal Continental).

Sérgio Silva
No dia seguinte, sábado (27 de Julho), competem os atletas masculinos no mesmo horário. Neste sector, Portugal marcará presença com um dos melhores e mais galardoados duatletas internacionais, Sérgio Silva.

Ao longo de mais de dez anos de carreira, Sérgio Silva coleccionou medalhas em todos os escalões, sendo um dos mais regulares atletas internacionais. A primeira das medalhas individuais alcançada foi de prata, em 2002, no Mundial de Duatlo Júnior. No ano seguinte sagrou-se campeão da Europa Sub 23, um feito que viria a repetir em 2006, ano em que também alcançou o título mundial no escalão Sub 23. No escalão Elite, obteve o bronze no Mundial de 2008 e a prata no Europeu de 2008. Conhecido por ser um dos mais fortes corredores mundiais, Sérgio Silva alcançou, já este ano, ao serviço dos Galitos, o título nacional de Duatlo, numa prova disputada em Torres Vedras.

Em Cali, Sérgio Silva volta a medir forças com muitos dos mais galardoados especialistas mundiais, como é o caso de Roger Roca (Espanha) e Sergey Yakovlev (Rússia), mas pela frente terá também uma nova geração de duatletas que têm vindo a ocupar as primeiras posições nos principais circuitos mundiais, como é o caso de Nicolas Benoit (França), Emilio Martin ou Sérgio Lourenzo (ambos de Espanha).

Assim, Sérgio Silva parte com a ambição de transformar toda a sua experiência num grande resultado, admitindo que a sua condição actual o obriga a ser cauteloso e a esperar pelo momento certo para atacar. Para o director técnico nacional, Hugo Ribeiro, a participação de Sérgio Silva "resulta da qualidade natural do atleta, em cujo potencial depositamos enorme confiança. Já a participação de Cristiana Valente vem dar um equilíbrio entre géneros que muito se saúda, constituindo também um prémio pelo percurso, ainda curto mas exemplar, que ela vem cumprindo".

Fonte: FTP 10/07/2013

Mais noticias Jogos Mundiais