Um dos mais importantes factores de desenvolvimento qualitativo do Desporto é a qualificação e competência dos agentes que operam no sistema desportivo. Não obstante o trabalho meritório que muitas estruturas promotoras de desporto desenvolvem, continuamos a acusar a existência de inúmeras lacunas no sector da formação desportiva em Portugal.
A Confederação do Desporto de Portugal (CDP), enquanto entidade congregadora de todas as Federações Desportivas, promove a execução de um conjunto de iniciativas integradas no Programa de Formação de Recursos Humanos.
Este Programa é dirigido em primeira instância às estruturas que tutelam o desenvolvimento regional e local e por consequência, a todos os agentes que actuam em prol do desporto, procurando deste modo elevar as qualificações dos recursos humanos e contribuir para potenciar a qualidade da oferta desportiva dos clubes, associações, autarquias e demais instituições.
Neste sentido e após a realização de um conjunto alargado de contactos estabelecidos com diversas entidades, a Confederação do Desporto de Portugal entende que é fundamental o estabelecimento de parcerias entre esta, o sector empresarial, associativo e o Estado, visando a operacionalização, no mais curto espaço de tempo, dos objectivos preconizados em relação a este vector de desenvolvimento.
Em resultado, a Confederação do Desporto de Portugal tem vindo a estabelecer algumas parcerias com diversas entidades: