CONFEDERAÇÃO DO DESPORTO DE PORTUGAL
Curso Homologado pelo IPDJ, I. P.
Atribuição de 0,6 Unidades de Crédito
(Válido para Treinadores de Grau I/II/III/IV)
Instituto Português do Desporto e Juventude, I. P.

Se perguntar a um grupo de treinadores qual a parte mais desafiadora do seu trabalho, provavelmente afirmarão: são os pais.

O Triângulo Desportivo pretende caracterizar os relacionamentos existentes entre as três partes (treinador, pais e atletas) e, simultaneamente, chamar a atenção para as consequências que daí podem advir para o desenvolvimento dos atletas.

..Embora os comportamentos negativos dos pais nunca venham a ser completamente eliminados no desporto infanto-juvenil, muito pode ser conseguido educando os pais e melhorando as linhas de comunicação entre pais, técnicos e organizadores.

Nesta formação, com bases na psicologia, iremos trabalhar sobre casos práticos, convidando o formando a trabalhar sobre casos de estudo para seu enriquecimento formativo.

 

Objetivo Geral

Dotar os formandos de competências motivacionais de excelência para o exercicio da sua função de treinador, sobretudo na relação com os atletas e no envolvimento parental na prática desportiva.

Objetivos Específicos

No final da sessão os formandos devem:

- Identificar as competências psicológicas dos atletas com quem trabalham

- Conhecer e concretizar os aspetos orientadores da sua motivação

- Conhecer aspetos comportamentais dos pais

- Saber gerir uma comunicação eficaz com os seus atletas e pais

- Conhecer os aspetos práticos da teoria da Auto-determinação

Programa

- Arquitetura psicológica dos atletas

Competências psicológicas e o sucesso desportivo na tríade Atletas-Pais-Treinador

- A Participaçao dos Pais no desporto dos jovens atletas

Relação ente a influência parental e a motivação no desporto

Classificação comportamental dos pais

Estratégias para o treinador aumentar a eficácia de comunicação com os pais

Formadora

Dr.ª Sónia Ventura
   
Foto de Perfil da Formadora Sónia Ventura  

- Psicóloga Clínica e Psicoterapeuta;

- Formadora em desenvolvimento pessoal e profissional em contextos desportivos, educativos, empresariais e da saúde;

- Investigadora em Educação no âmbito do Doutoramento em Psicologia da Educação, pelo Instituto de Educação da Universidade de Lisboa;

- Consultora em Educação e Supervisora de Equipas Multidisciplinares em Acolhimento de Crianças e Jovens em Risco;

- Ex-atleta de basquetebol e de Patinagem de Velocidade;

- Ex-treinadora de Iniciação à Patinagem e de equipas Patinagem de Velocidade.

Público Alvo

- Treinadores;

- Outros interessados.

Datas e Horário

28 de fevereiro de 2020, das 20h00 às 23h30 (inclui pausa)

Duração da Ação

3 Horas

Modalidade e forma de organização

Formação contínua e presencial

Metodologia de Formação

Metodologia prática, voltada para a ação, geradora de experiência e ação. A metodologia da formação é predominantemente participativa e assenta na realização de situações práticas, análise de situações concretas dos formandos, assim como na troca de experiências entre estes e o formador. Os métodos a utilizar serão o expositivo e participativo/activo.

Metodologias de Avaliação

Avaliação baseada em perguntas aos formandos e na participação e envolvimento destes na sessão, com o intuito de avaliar a aquisição e compreensão dos conteúdos, bem como o alcance dos objetivos específicos.

Entidades Parceiras

Câmara Municipal de Torres Vedras

Sporting Clube de Torres

Local

Junta de Freguesia de São Pedro Santa Maria e Matacães

Rua Vítor Cesário da Fonseca, nº 3 B

2560-689

Data Limite de Inscrição

23 de fevereiro de 2020

Número Mínimo de Formandos

12

Investimento

5€

Observações

As confirmações de inscrição ficam dependentes dos respetivos pagamentos e são realizadas por ordem de chegada, até ser atingido o número máximo de formandos.

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