Confederação do Desporto de Portugal
 
Formação Programa de Formação Formação CDP Formação CDP Planeamento Estratégico em Organizações Desportivas

ImprimirEmail

Planeamento Estratégico em Organizações Desportivas

Última revisão:
5. abril 2016
Referência:
Mod-22-24
Distintivo Entidade Formadora Certificada
Investimento:
155,00 EUR (Preço por pessoa)
Local:
A definir

Descrição

Curso Homologado pelo IPDJ, I. P.
Atribuição de 4,8 Unidades de Crédito
(Válido para Diretores Técnicos e Técnicos de Exercício)
Instituto Português do Desporto e Juventude, I. P.

Objetivo Geral

Dotar a organização desportiva de conhecimentos e ferramentas que lhe permitam elaborar um planeamento estratégico no seu âmbito de actividade.

Objetivos Específicos

No final da sessão os formandos devem:

- Conhecer o conceito de Plano Estratégico e o seu âmbito de utilização;

- Saber fazer uma análise da situação histórica da organização;

- Ter noções de como organizar o processo de Planeamento Estratégico;

- Conhecer e saber utilizar ferramentas para Análise interna e externa da organização;

- Ter noções de definição de um Plano Estratégico;

- Conhecer a estrutura de um Plano de Marketing e do conteúdo necessário ao mesmo;

- Conhecer regras e modos de implementação de um plano estratégico;

- Conhecer e saber utilizar ferramentas de controlo;

- Conhecer o conceito de modelização financeira;

- Ter noções sobre Rendimentos, Gastos e Investimentos no âmbito da exploração da organização;

- Saber analisar uma demonstração de resultados;

- Conhecer a estrutura e saber interpretar um Balanço;

- Ter noções de demonstração de fluxos de caixa, saber utilizar e interpretar;

- Conhecer e saber utilizar alguns rácios económicos, financeiros e de actividade;

- Saber avaliar o plano na sua globalidade e rever pontos menos bem elaborados;

- Ter noções de construção de cenários alternativos e analisar a sensibilidade dos mesmos.

Programa

- O que é um plano estratégico?

- Situação histórica da Organização

- Organização do processo

- Análise Estratégica - Análise interna e externa

- Trabalho de Grupo - Análise Estratégica da Organização

- Definição de um Plano Estratégico

- Trabalho de Grupo - Plano Estratégico para Organização Desportiva

- Plano de Marketing

- Implementação do Plano Estratégico

- Controlo

- Introdução Modelização financeira

- Revisão do Modelo de Negócios (Rendimentos, Gastos, Investimentos)

- A Demonstração de Resultados

- Trabalho de grupo - Modelização financeira

- O Balanço

- A Demonstração de Fluxos de Caixa

- Rácios económico financeiros e de actividade

- Avaliação global do Plano e revisão

- Construção de cenários alternativos e análise de sensibilidade

- Avaliação

Formador

Mestre Horácio Lopes e Mestre Miguel Prata

Público Alvo

- Directores Técnicos de Federações, Clubes, Associações;

- Técnicos de Exercício Físico (TEF);

- Dirigentes e Técnicos de Federações, Associações e Clubes;

- Outros interessados.

Datas e Horário

A definir

Duração da Ação

24 Horas

Modalidade e forma de organização

Ação de formação contínua e presencial

Metodologia de Formação

Metodologia prática, voltada para a ação, geradora de experiência e ação. A metodologia da formação é predominantemente participativa e assenta na realização de situações práticas, análise de situações concretas dos formandos, assim como na troca de experiências entre estes e o formador. Os métodos a utilizar serão o expositivo e participativo/activo.

Metodologias de Avaliação

Avaliação baseada em perguntas aos formandos e na participação e envolvimento destes na resolução dos problemas relativos aos trabalhos e exercícios práticos, com o intuito de avaliar a aquisição, compreensão e aplicação prática dos conteúdos, bem como o alcance dos objectivos específicos.

Entidade Parceira

A definir

Local

A definir

Data Limite de Inscrição

A definir

Número Mínimo de Formandos

12

Investimento

Até 3 semanas antes do início da ação: 155€

A menos de 3 semanas do início da ação: 180€00

Observações

As confirmações de inscrição ficam dependentes dos respetivos pagamentos e são realizadas por ordem de chegada, até ser atingido o número máximo de formandos.


Subscreva a nossa lista!

Por favor efectue primeiro login.

Etiquetas associadas

Parceiros Oficiais

Logótipo da Secretaria de Estado da Juventude e do Desporto. Logótipo do Instituto Português do Desporto e Juventude. Logótipo da Câmara Municipal de Oeiras. Logótipo da Câmara Municipal de Oeiras. Logótipo dos Jogos Santa Casa.

Parceiros Comerciais

Logótipo da agência de viagens Cosmos. Logótipo da Sagres. Logótipo da Lacatoni. Logótipo da Multicert.

Parceiros Comunicação

Logótipo da RTP. Logótipo do SAPO Desporto. Logótipo de "A Bola".