Confederação do Desporto de Portugal
 
Formação Programa de Formação Formação CDP Formação CDP Estratégias de Planeamento, Organização e Dinamização de Grupos numa Escola de Ténis

ImprimirEmail

Estratégias de Planeamento, Organização e Dinamização de Grupos numa Escola de Ténis

Última revisão:
5. abril 2016
Referência:
Mod-56-10
Distintivo Entidade Formadora Certificada
Investimento:
60,00 EUR (Preço por pessoa)
Local:
A definir

Descrição

Curso Homologado pelo IPDJ, I. P.
Atribuição de 2 Unidades de Crédito
(Válido para Treinadores de Ténis de Grau I/II/III/IV)
Instituto Português do Desporto e Juventude, I. P.

Objetivo Geral

Desenvolver competências com vista à melhoria no planeamento e gestão de eventos desportivos

Objetivos Específicos

No final da formação os formandos devem:

- Conhecer indicadores objetivos na definição de níveis de alunos para melhor organizar os grupos dentro de uma escola de ténis;
- Ser capazes de desenvolver estratégias de planeamento, dinamização e teste de objectivos específicos a serem atingidos a curto, médio e longo prazo, mantendo os atletas motivados e ligados à modalidade;
- Ser capazes de aplicar estratégias de dinamização da sessão de treino em diversos tipos de classes e de níveis, de modo a conseguir aplicar de forma eficaz o que foi previamente planeado seguindo os princípios fundamentais de potenciação da aprendizagem;
- Ter consciência do impacto que algumas das estratégias podem ter no tipo de desenvolvimento multifacetado do atleta e na sua condição física, e saber ajustar as respectivas variáveis de modo a atingir os objectivos pretendidos para cada nível.

Programa

- Estratégia de organização dos alunos por níveis de acordo com tabela de objectivos técnico-tácticos a atingir – estabelecimento de uma bateria interna e de um sistema dentro da escola;
- Carga horária anual e plurianual enquadrada dentro dos objectivos estabelecidos previamente, tendo em vista a melhor evolução possível de acordo com nível e idade (planeamento por blocos de objectivos);
- Organização do planeamento anual por períodos/blocos com objetivos a serem atingidos em todos os níveis;
- Criação de períodos de teste dos objectivos atingidos. Testes internos (intercalares) e externos (finais de cada bloco) mantendo-os motivados para atingir os mesmos nas semanas de aulas/treino – exemplos de estratégias que podem ser utilizadas. Descoberta guiada na criação de uma estratégia de clube.
- Aspectos fundamentais a ter em atenção na sessão de treino e suas consequências na evolução dos alunos. Diferentes graus de importância e formas de aplicação de acordo com o nível em que se encontram - tempo de prática, densidade e intensidade do treino, situações perto da realidade competitiva, percentagem de sucesso/desafio, clima, tipo e tonalidade do feedback, tipo e padrão de bola, piso, qualidade de feeding das bolas, etc.
- Estratégias para aplicação dos aspectos anteriores em situação de treino individual e de grupo para os diversos níveis de ensino;
- Impacto das estratégias na vertente de desenvolvimento físico do aluno;
- Abordagem cognitiva vs Ecológica – onde se encontra o equilíbrio? Aplicabilidade das linhas orientadoras do modelo de ensino do clube.

Formador

Mestre César Coutinho
   
Foto de Perfil do Formador César Coutinho  

- Licenciado em Ciências do Desporto e Mestre em Treino Desportivo (Jovem atleta) na FMH - UL

- Doutorando em Biomecânica do Desporto aplicada ao Ténis na University of Western Australia

- Treinador nível 3 da Federação Portuguesa de Ténis

- Professor Universitário na FMH responsável pela cadeira de Ténis nos diversos níveis (básico, especialização e Mestrado) entre 2004 e 2013

- Treinador de base de vários atletas em percurso de alto rendimento, entre eles Gastão Elias 2004-2007

- Consultor de atletas de alto rendimento em diversos países, entre eles Tommy Robredo, Casey Dellacqua, Michelle Brito, etc.

- Autor do primeiro livro sobre treino Desportivo publicado em Português e apoiado pelas federações Portuguesa e Brasileira. Co-autor e editor dos 3 livros do Seminário Investigação e Ténis realizados na FMH

Público Alvo

- Treinadores de Ténis;

- Outros interessados.

Datas e Horário

A definir

Duração da Ação

10 Horas

Modalidade e forma de organização

Ação de formação contínua e presencial

Metodologia de Formação

Metodologia prática, voltada para a ação, geradora de experiência e ação. A metodologia da formação é predominantemente participativa e assenta na realização de situações práticas, análise de situações concretas dos formandos, assim como na troca de experiências entre estes e o formador. Os métodos a utilizar serão o expositivo e participativo/activo.

Metodologias de Avaliação

Avaliação baseada em perguntas aos formandos e na participação e envolvimento destes na resolução dos problemas relativos aos trabalhos e exercícios práticos, com o intuito de avaliar a aquisição, compreensão e aplicação prática dos conteúdos, bem como o alcance dos objectivos específicos.

Entidade Parceira

A definir

Local

A definir

Data Limite de Inscrição

A definir

Número Mínimo de Formandos

12

Investimento

Até 3 semanas antes do início da ação: 60€

A menos de 3 semanas do início da ação: 75€00

Observações

As confirmações de inscrição ficam dependentes dos respetivos pagamentos e são realizadas por ordem de chegada, até ser atingido o número máximo de formandos.


Subscreva a nossa lista!

Por favor efectue primeiro login.

Etiquetas associadas

Parceiros Oficiais

Logótipo da Secretaria de Estado da Juventude e do Desporto. Logótipo do Instituto Português do Desporto e Juventude. Logótipo da Câmara Municipal de Oeiras. Logótipo da Câmara Municipal de Oeiras. Logótipo dos Jogos Santa Casa.

Parceiros Comerciais

Logótipo da agência de viagens Cosmos. Logótipo da Sagres. Logótipo da Lacatoni. Logótipo da Multicert.

Parceiros Comunicação

Logótipo da RTP. Logótipo do SAPO Desporto. Logótipo de "A Bola".