Confederação do Desporto de Portugal
 
Formação Programa de Formação Formação CDP Formação CDP Ser Treinador: Comunicação Empática

ImprimirEmail

Ser Treinador: Comunicação Empática

Última revisão:
16. março 2017
Referência:
Mod-74-07
Distintivo Entidade Formadora Certificada
Investimento:
45,00 EUR (Preço por pessoa)
Local:
A definir

Descrição

Curso Homologado pelo IPDJ, I. P.
Atribuição de 1,4 Unidades de Crédito
(Válido para Treinadores de Grau I/II/III/IV)
Instituto Português do Desporto e Juventude, I. P.

A comunicação empática é bastante útil para todos que queiram encontrar uma forma de resolver conflitos, conectarem-se com os atletas, ligarem-se às suas necessidades genuínas.

A sua base foi desenvolvido por Marshall Rosenberg com a sua pesquisa sobre Comunicação Não Violenta.

Em 4 passos poderá aprender a falar o importante sem que o outro se sinta culpado, humilhado, envergonhado, ameaçado e ainda pode ensiná-lo a quem se relaciona, contribuindo ativamente para a promoção de um clima desportivo ainda mais cooperativo e humano.

Esta ação de formação é totalmente vivencial (prática) com dinâmicas de grupo constantes.

Objetivo Geral

Dotar os formandos de competências comunicacionais para aprimorar os seus relacionamentos profissionais e pessoais.

Objetivos Específicos

No final da formação os formandos devem:

- Ter mais segurança ao comunicar com pessoas difíceis e desafiadoras;

- Ser capazes de identificar e expressar as suas necessidades;

- Conseguir entender melhor os motivos do comportamento aparentemente ‘estranho’ das outras pessoas;

- Ser capazes de procurar um clima de cooperação e de valorização;

- Ser capazes de lidar com situações desafiadoras e resolver conflitos de forma construtiva.

Programa

- Levantamento entre os participantes dos desafios e conflitos mais comuns na interação treinador/atletas, treinador/pais

- Experiênciar os conceitos de empatia

- Os Principais Bloqueadores da comunicação na ligação ao outro

     - Caso prático e Role Play

- Os tipos de linguagem: a conectada e a desconectada

     - Caso prático e Role Play 

- O método dos 4 passos da comunicação empática ou autêntica: Observação, sentimento, necessidade, ação (pedido)

- Experimentação do método (vivencial), a comunicação autêntica em ação

Formadora

Dr.ª Maria Bartolomeu    
Foto de Perfil da Formadora Maria Bartolomeu  

- Pós graduada em Psicoterapia em Biossíntese (psicoterapia corporal)

- Pós graduada em Marketing e negócios internacionais

- Licenciada em Marketing e Licenciada em Publicidade

- Foi Directora da Academia de formação do Holmes Place e activista junto do Governo Português para a questão das cédulas profissionais PROCAFD

- É Professora Assistente Convidada na Universidade Atlântica, para as disciplinas marketing social e marketing relacional

- É formadora com CCP e ministra formações nas áreas de gestão de emoções, gestão de recursos humanos, marketing, gestão da formação, entre outras.

- Actualmente exerce como psicoterapeuta e é consultora de marketing e formação para o mercado da saúde, desporto e bem estar.

Público Alvo

- Treinadores;

- Outros interessados.

Datas e Horário

A definir

Duração da Ação

7 Horas

Modalidade e forma de organização

Ação de formação contínua e presencial

Metodologia de Formação

Metodologia prática, voltada para a ação, geradora de experiência e ação. A metodologia da formação é predominantemente participativa e assenta na realização de situações práticas, análise de situações concretas dos formandos, assim como na troca de experiências entre estes e o formador. Os métodos a utilizar serão o expositivo e participativo/activo.

Metodologias de Avaliação

Avaliação baseada em perguntas aos formandos e na participação e envolvimento destes na resolução dos problemas relativos aos trabalhos e exercícios práticos, com o intuito de avaliar a aquisição, compreensão e aplicação prática dos conteúdos, bem como o alcance dos objectivos específicos.

Entidade Parceira

A definir

Local

A definir

Data Limite de Inscrição

A definir

Número Mínimo de Formandos

12

Investimento

Até 3 semanas antes do início da ação: 45€

A menos de 3 semanas do início da ação: 55€00

Observações

As confirmações de inscrição ficam dependentes dos respetivos pagamentos e são realizadas por ordem de chegada, até ser atingido o número máximo de formandos.


Subscreva a nossa lista!

Por favor efectue primeiro login.

Etiquetas associadas

Parceiros Oficiais

Logótipo da Secretaria de Estado da Juventude e do Desporto. Logótipo do Instituto Português do Desporto e Juventude. Logótipo da Câmara Municipal de Oeiras. Logótipo da Câmara Municipal de Oeiras. Logótipo dos Jogos Santa Casa.

Parceiros Comerciais

Logótipo da agência de viagens Cosmos. Logótipo da Sagres. Logótipo da Lacatoni. Logótipo da Multicert.

Parceiros Comunicação

Logótipo da RTP. Logótipo do SAPO Desporto. Logótipo de "A Bola".