Confederação do Desporto de Portugal
 
Gala Gala do Desporto Notícias Telma Monteiro, Fernando Pimenta e Futebol eleitos Desportistas do Ano

Telma Monteiro, Fernando Pimenta e Futebol eleitos Desportistas do Ano

Depois de ter conquistado o Europeu em França, a seleção nacional de futebol voltou a dominar as manchetes do desporto Nacional. Durante a 21ª Gala do Desporto, organizada pela CDP, que se realizou no Casino Estoril, na noite desta quarta-feira, a seleção nacional de futebol foi eleita Equipa do Ano. Humberto Coelho, vice-presidente da FPF, ressaltou os feitos do futebol português, a perda de medo perante as seleções da Itália, Alemanha e Inglaterra, e a garra com que os jogadores entram em campo e jogam de igual para igual como qualquer outra equipa que luta pela vitória. 

Na corrida pelo prémio, estavam igualmente nomeadas a formação feminina de atletismo do Sporting Clube de Portugal, campeã europeia de clubes em pista, a equipa k2 1000 metros, formada pela dupla de canoístas Emanuel Silva e João Ribeiro, a seleção de ténis de mesa, nono lugar nos Jogos Olímpicos do Rio, e ainda a seleção de hóquei em patins, campeã europeia de seniores masculinos.

Ainda sobre o futebol, Fernando Santos, que concorria ao prémio de Melhor Treinador, onde se juntaram nomes bem conhecidos do desporto português, como José Uva, treinador de Patrícia Mamona, Carlos Resende, Rui Câncio e Luís Sénica, foi o mais votado. 

Na categoria de Jovem Promessa, a eleição de Renato Sanches representado por João Camacho, empresário associado de Jorge Mendes, recentemente vencedor do prémio 'Golden Boy', atribuído pelo jornal italiano 'Tuttosport', garantiu o ouro para o futebol português, numa noite de festa, que exaltou a Internacionalização do Desporto Português. A jovem promessa, que integra a seleção nacional, superou os outros candidatos: Marisa Vaz de Carvalho, campeã e recordista juvenil da Europa dos 100 metros barreiras, Ivo Oliveira, vice-campeão europeu de ciclismo, a nadadora Tamila Holub, campeã europeia júnior nos 1.500 metros livres, e Júlio Ferreira, medalha de ouro na categoria -74 kg de taekwondo absoluto e nos Jogos Europeus Universitários. 

Numa noite de Gala para o Desporto Nacional, Fernando Pimenta conquistou pela primeira vez o prémio de Atleta Masculino do Ano, na Gala da Confederação do Desporto de Portugal. O canoísta, campeão europeu de K1 1.000 metros e K1 5.000 metros foi o nome mais votado, num lote composto por Pepe, campeão europeu e vencedor da Liga dos Campeões com o Real Madrid, o triatleta João Pereira, quinto classificado nos Jogos Olímpicos, Rui Bragança, bicampeão europeu de taekwondo na categoria -58 kg e Marcos Freitas, quinto em singulares masculinos no ténis de mesa dos Jogos Olímpicos.

No sector feminino, o prémio de Atleta Feminino do Ano foi entregue a Telma Monteiro, medalha de bronze na categoria -57 kg dos Jogos Olímpicos, que já tinha sido distinguida pela CDP em 2010, 2011 e 2014. A judoca derrotou nomes como Patrícia Mamona, campeã europeia de triplo salto, Inês Ponte, a primeira mulher a conquistar o campeonato nacional de ralis, Luciana Diniz, nona cavaleira na competição de saltos de obstáculos no Rio, e a canoísta Teresa Portela.

No decorrer da Gala do Desporto, foram ainda entregues os prémios de Ética no Desporto a Paulo Gonçalves, pela assistência a um dos adversários no Dakar-2016, quando sofreu um acidente na corrida, e de Alto Prestígio, a mais alta distinção da Confederação do Desporto de Portugal, repartida pelas Federações de futebol e de surf, pelo trabalho feito em prol da internacionalização do desporto português.

Na primeira parte da 21ª Gala do Desporto, foram distinguidas as Personalidades do Ano, indicadas pelas federações, bem como, homenageados os campeões europeus, mundiais e medalhados olímpicos e paralímpicos da época 2015-2016.

Renato Sanches foi eleito a Jovem Promessa do Ano. O prémio foi entregue a João Camacho, em representação de Renato Sanches, por Jorge Alcobia, da Multicert, e Sofia Silva e Sousa, presidente do Conselho Jurídico da CDP


O treinador da seleção campeã da Europa, Fernando Santos, conquistou o título de Treinador do Ano. O galardão foi entregue pelo diretor da CDP, Carlos Vairinhos Marques e por Nuno Duarte, da agência de viagens Cosmos


Humberto Coelho, vice-presidente da FPF, recebeu pela seleção nacional de futebol o prémio da Equipa do Ano, das mãos de António Soares, da Lacatoni, e Caleia Rodrigues, presidente do Conselho Fiscal da CDP


Telma Monteiro, judo, voltou a vencer, depois de 2010, 2011 e 2014, o prémio de Atleta Feminino do Ano. Rui Santos, da corretora de seguros MDS e Mário Teixeira, presidente da Mesa da Assembleia Geral da CDP, entregaram o prémio


O canoísta Fernando Pimenta ganhou pela primeira vez o prémio de Atleta Masculino do Ano. A distinção foi entregue por Ilídio Trindade, vice-presidente da CDP e Augusto Baganha, presidente do IPDJ


O motociclista Paulo Gonçalves recebeu o prémio Ética e Fair Play das mãos de Lídia Praça, vogal do IPDJ e do presidente da CDP, Carlos Paula Cardoso 

Fonte: CDP, 17/11/2016

Parceiros Oficiais

Logótipo da Secretaria de Estado da Juventude e do Desporto. Logótipo do Instituto Português do Desporto e Juventude. Logótipo da Câmara Municipal de Oeiras. Logótipo da Câmara Municipal de Oeiras.

Parceiros Comerciais

Logótipo da agência de viagens Cosmos. Logótipo do Banco BIC. Logótipo da Lacatoni. Logótipo da Multicert.

Parceiros Comunicação

Logótipo da RTP. Logótipo do SAPO Desporto. Logótipo de "A Bola".