Confederação do Desporto de Portugal
 
Gala Gala do Desporto Notícias Miguel Oliveira e Inês Henriques entre os grandes vencedores do prémio Desportistas do Ano

Miguel Oliveira e Inês Henriques entre os grandes vencedores do prémio Desportistas do Ano

Miguel Oliveira e Inês Henriques foram os grandes protagonistas da 22ª Gala do Desporto da CDP, que, por mais um ano, teve como palco o Casino Estoril.

A marchadora do Clube de Natação de Rio Maior recebeu o prémio Atleta Feminina do Ano. Inês Henriques foi em 2017 campeã do mundo e recordista mundial dos 50 km marcha em Londres. Joana Schenker (bodyboard), Teresa Portela (canoagem), Cláudia Neto (futebol) e Cláudia Santos (desporto para pessoas com deficiência) estavam igualmente na corrida a este galardão.

Miguel Oliveira conquistou o público e foi distinguido com o prémio Atleta Masculino do Ano, depois da brilhante exibição no Campeonato do Mundo de Moto2. O piloto português, que corre pela equipa KTM, ganhou três provas e foi o terceiro no campeonato do ano passado. Estavam igualmente nomeados para o prémio Fernando Pimenta (canoagem), Nelson Évora (atletismo), Ricardinho (futebol) e Frederico Morais (surf)

Um ano depois de Renato Sanches ter conquistado o prémio Jovem Promessa, o futebol voltou a estar em destaque, desta vez pelo mérito de Bruno Fernandes. O médio do Sporting Clube de Portugal foi o preferido num conjunto de candidatos com nomes bem conhecidos - o canoísta Sérgio Maciel, a ciclista Maria Martins, o triatleta Vasco Vilaça e Evelise Veiga, atleta no triplo salto feminino.

O técnico Hélio Lucas, bicampeão da Europa em K1 1.000 metros, campeão do mundo em K1 5.000 metros e vice-campeão do mundo em K1 1.000 metros, foi o grande vencedor do prémio Treinador do Ano. O canoísta e técnico de Fernando Pimenta concorria ao prémio juntamente com Hugo Canela (treinador de andebol do Sporting), Jorge Miguel (atletismo), Lino Barruncho (triatlo) e a equipa técnica nacional de surf.

O galardão da Equipa do Ano foi entregue à equipa de triatlo do Sport Lisboa e Benfica, que conquistou o Europeu de clubes e o campeonato nacional jovem de clubes, em 2017. Para receber o prémio estiveram em palco os atletas João Pereira e Vanessa Fernandes.

A formação 'encarnada' superou a equipa de atletismo do Sporting, a seleção nacional A feminina de futebol, a seleção nacional de hóquei em patins de sub-20 e a seleção nacional de seniores masculinos de ténis de mesa.

Em noite de gala para a Confederação do Desporto de Portugal, que comemora 25 anos de existência, foram ainda distinguidas as Personalidades do Ano, indicadas pelas federações, bem como homenageados os campeões mundiais e europeus (seniores e juniores), os medalhados de ouro nas Universíadas de verão e os medalhados nos Jogos Mundiais e nos Jogos Surdolímpicos.

Vitor Lima, diretor da Agência COSMOS, e o secretário-geral da CDP, Fernando Nogueira, com Hélio Lucas, canoagem, vencedor do prémio de Treinador do Ano.


Luís Gestas, do Sporting Clube de Portugal, recebeu das mãos de Sofia Silva e Sousa, presidente do Conselho Jurídico da CDP e de Rui Santos, da corretora de seguros MDS, o prémio Jovem Promessa do Ano, nesta edição entregue ao futebolista Bruno Fernandes.


Vanessa Fernandes e João Pereira, da equipa de triatlo do Sport Lisboa e Benfica, eleita Equipa do Ano, ladeados por Caleia Rodrigues, presidente do Conselho Fiscal da CDP e António Soares, administrador da Lacatoni.


A marchadora Inês Henriques foi eleita a Atleta Feminina do Ano. Recebeu o prémio das mãos de Mário Teixeira, presidente da Assembleia Geral da CDP, e Nuno Pinto Magalhães, diretor da Central de Cervejas.


Augusto Baganha, presidente do IPDJ, e Ilídio Trindade, vice-presidente da CDP, entregaram o prémio de melhor Atleta Masculino do Ano a Miguel Oliveira, do motociclismo.

Fonte: CDP, 18/01/2018

Parceiros Oficiais

Logótipo da Secretaria de Estado da Juventude e do Desporto. Logótipo do Instituto Português do Desporto e Juventude. Logótipo da Câmara Municipal de Oeiras. Logótipo da Câmara Municipal de Oeiras. Logótipo dos Jogos Santa Casa.

Parceiros Comerciais

Logótipo da agência de viagens Cosmos. Logótipo da Sagres. Logótipo da Lacatoni. Logótipo da Multicert.

Parceiros Comunicação

Logótipo da RTP. Logótipo do SAPO Desporto. Logótipo de "A Bola".