Gala do Desporto elege os desportistas do ano e homenageia as cem figuras do desporto da República

galaA divulgação dos desportistas do ano e das cem figuras desportivas que marcaram os cem anos da República vão dominar a 15ª Gala do Desporto da CDP que se realiza amanhã (terça-feira) no Casino Estoril, a partir das 19 e 30. Só por si, estas duas iniciativas vão permitir a presença no evento de grande parte dos desportistas que marcaram as últimas décadas.

A escolha dos desportistas do ano está a decorrer através da votação on-line do público que se iniciou no passado dia 6 de Novembro. Esta votação vai ter o peso total de 60 por cento, cabendo os restantes 40 por cento à votação dos presentes na Gala, o que é uma inovação. Os Prémios Desportistas do Ano, referente à época de 2009-2010, são atribuídos pelas Confederação do Desporto de Portugal nas categorias de atletas masculino e feminino, jovem promessa, treinador e equipa.

Associando-se às comemoração do centenário da implantação da República, a Confederação homenageia as figuras desportivas mais relevantes no último século, tendo para o efeito lançado a iniciativa “Cem desportistas, cem anos de República”, tema aliás a que se subordina a Gala deste ano. Será de acordo com este espírito que serão entregues os Prémios Alto Prestígio da CDP.

Como habitualmente, são também distinguidos os campeões europeus e mundiais da época desportiva que agora está a findar.

Fonte: CDP 15/011/2010