Exposição da 17ª Gala do Desporto sobre Jornalismo Desportivo

logo_17_galaO Casino Estoril recebe, a partir de hoje, uma exposição alusiva aos mais de cem anos de jornalismo desportivo em Portugal, no âmbito da 17ª Gala do Desporto, organizada pela Confederação do Desporto de Portugal. A exposição estará à disposição do público até ao dia 15 de Novembro, dia em que se vai realizar a Gala e durante a qual serão entregues os prémios atribuídos aos melhores desportistas do ano, nas mais variadas categorias.


Em exposição estará um conjunto de peças jornalísticas, que vão desde o final do século XIX e atravessam todo o século passado. Trata-se de vários exemplares reunidos em colecção pelo professor Carlos Paula Cardoso e que demonstram a evolução do jornalismo desportivo ao longo de mais de cem anos.

Entre as várias peças em exposição estarão os primeiros exemplares dos jornais A BOLA, Record, O JOGO e ainda Mundo Desportivo, uma publicação que já não existe mas que foi uma importante referência do jornalismo desportivo durante a primeira metade do século XX.

Também estarão expostas algumas peças únicas do imaginário do jornalismo desportivo em Portugal, integrantes da colecção museológica da RTP, entre as quais uma câmara de televisão Fernseh, da década de 1950, um gravador de fita magnética Philips, de 1956 e ainda um microfone de colar RCA de 1938.

Nesta exposição ainda estará patente ao público uma selecção de fotografias de várias personalidades emblemáticas do jornalismo desportivo, e alguns momentos marcantes do Desporto Nacional, cedidas pelo Museu Nacional do Desporto e pelo CNID.

Fonte: CDP 13/11/2012