CONFEDERAÇÃO DO DESPORTO DE PORTUGAL

A Assembleia Geral Ordinária da Confederação do Desporto de Portugal (CDP), a qual contou com a presença “online” da maioria das federações desportivas associadas, aprovou por unanimidade a proposta da direção do Relatório de Atividades e Contas referente ao ano de 2020.

A reunião magna começou com o presidente da Confederação, Carlos Paula Cardoso, a fazer um ponto de situação do ano de 2020 lembrando que até março do ano passado foi possível realizar todas as ações previstas, mas que após essa data e devido à situação pandémica vivida em Portugal foi necessário fazer ajustes às iniciativas previstas, passando a maioria para o formato online.

O ano transato foi atípico em que o Desporto viu a sua atividade muito condicionada a somar a um cenário dramático em termos financeiros. Apesar de todas as restrições, o presidente da CDP, destacou que foi possível realizar algumas atividades e dar algum alento ao setor do desporto, nomeadamente o desenvolvimento da Rede Colaborativa do Desporto, a realização da 1ª Cimeira do Desporto, em parceria com o Comité Olímpico de Portugal e o Comité Paralímpico de Portugal, o Plenário de Federações Desportivas, a criação da Comissão Médica, várias reuniões com federações desportivas e outras entidades do sistema desportivo para a apresentação de medidas de apoio para a retoma do desporto que foram entregues quer ao Governo quer na Assembleia da República. Há ainda a destacar a criação da rubrica “CDP Entrevista” que tem por objetivo analisar temas relacionados com o desporto e a manutenção de uma boa parte do Programa de Formação da CDP.

Terminada a assembleia ordinária, seguiu-se a realização da assembleia extraordinária que tinha como ponto único analisar as alterações estatutárias da Confederação do Desporto de Portugal, de forma a adaptar os estatutos para os tempos atuais e futuros e para a atual realidade normativa. Com o decorrer do encontro, foi possível identificar aquilo que é a vontade da CDP e dos seus associados para este documento, no entanto, entendeu-se para que fique clara a redação a mesma deve ser melhorada, pelo que foi decidido adiar a votação para uma próxima reunião para o efeito.

Fonte: CDP, 30/03/2021