Serão três as listas que irão concorrer aos órgãos sociais da Confederação do Desporto de Portugal (CDP), após terminado o prazo para a apresentação de candidaturas, ao ato eleitoral do próximo dia 13 de novembro.
As três listas apresentam como candidatos à presidência do organismo Ricardo José, ex-presidente da Federação Portuguesa de Atividades Subaquáticas, Filipa Godinho, Pró-Reitora para o Desporto na Universidade de Coimbra e o ex-presidente da Federação Académica do Desporto Universitário, Daniel Monteiro.
Na lista apresentada por Ricardo José figuram ainda Alexandre Mestre, como candidato a presidente da Mesa da Assembleia Geral, Adélio Costa como candidato a presidente do Conselho Fiscal e José Fanha Vieira para presidente do Conselho Jurídico.
A lista liderada por Filipa Godinho, inclui o atual presidente da CDP, Carlos Paula Cardoso, como candidato a presidente da Assembleia Geral, Anabela Reis como candidata a presidente do Conselho Fiscal e Sofia Silva e Sousa como candidata a presidente do Conselho Jurídico.
Finalmente, Daniel Monteiro faz-se acompanhar na sua lista às eleições da Confederação por Miguel Teixeira, candidato a presidente da Assembleia Geral, Luís Ferreira, candidato a presidente do Conselho Fiscal e por Luís Paulo Relógio, candidato a presidente do Conselho Jurídico.
De recordar que estas eleições marcarão o fim de uma presidência de 21 anos de Carlos Paula Cardoso à frente dos destinos da Confederação do Desporto de Portugal.
O ato eleitoral vai decorrer na sede da CDP, em Algés, entre as 12:30 e as 18:30, naquele que é o único ponto da ordem de trabalhos desta Assembleia-Geral. Para a reunião magna eleitoral, deste organismo congregador do movimento associativo federado, podem exercer o seu direito eletivo, 52 federações desportivas nacionais.
Caso a 13 de novembro nenhum dos candidatos obtenha a maioria dos votos expressos, haverá uma segunda volta com os dois candidatos mais votados.
Consulte aqui as listas candidatas à Confederação do Desporto de Portugal
Fonte: CDP, 02/11/2023
Caderno Eleitoral para as eleições de 13 de novembro já é conhecido