CONFEDERAÇÃO DO DESPORTO DE PORTUGAL
A cerimónia de entrega de prémios dos torneios de Pesca Desportiva, realizados no âmbito do Lisboa Boat Show – Salão Internacional Náutico de Portugal – e do Sport Show – Feira Activa do desporto, que hoje termina na FIL, Parque das Nações, consagrou a elite da modalidade, não só Bass Eurocup, como dos torneios de Pesca Desportiva de Mar, de Campeões, na variante de rio, e os melhores de 2009, segundo a distinção da Federação Portuguesa de Pesca Desportiva.

Na categoria de Mar, designada internacionalmente por Surf-Casting, esta é uma modalidade que os portugueses dominam com grande superioridade, conquistando o primeiro lugar do “ranking” mundial, posto que ocupam há mais de uma década, em várias categorias. Esta foi a primeira edição do Torneio de Pesca à Bóia, realizada na muralha de Belém, durante o decorrer da Lisboa Boat Show e do Sport Show.

Numa prova em que vence a equipa que tiver menos pontuação. Os seis primeiros classificados foram respectivamente, a equipa do Salir com 7 pontos, a Stella Maris (8 pontos,União Mucifalense (11 pontos), GAP Magoito (11 pontos),  Dramático de Cascais (17 pontos) e a Câmara Lisboa Clube (20 pontos).

Torneio dos Campeões de Pesca no Rio
A pesca de competição em água doce, vulgo pesca aos ciprinídeos, é porventura a mais estática e a mais dinâmica das modalidades de pesca de competição e conta com vários campeões do mundo quer individual, quer colectivamente, sendo que presentemente os títulos mundiais de juvenis (individual e colectivo) e esperanças (colectivo) estão em mãos portuguesas. Esta competição decorreu na Barragem dos Patudos, em Alpiarça, e o vencedor foi João Pechincha – Clube Eborense Amadores Pesca Desportiva, com um total de 13,060 Kg, seguindo-se Luís Almeida – Team VEGA (12,340 Kg) e José Duarte (igualmente da Team VEGA) com 11,540 Kg. O 4º lugar pertenceu a João Raimundo (CAP Pego), com 10,200 kg, enquanto que, nas quintas e sextas posições ficaram Carlos Marques (CAP Lisboa) e Flaminio Pechincha (Clube Eborense Amadores de Pesca Desportiva), com 9,400 e 6,960 kg, respectivamente. 

Bass Euocup premeia vencedores
A selecção dos EUA conseguiu ‘arrancar’ o triunfo com 11,5 pontos, tendo a Europa o resultado total de 8,5 desta competição, que decorreu na Barragem de Santa Clara, Ourique, no âmbito da Lisboa Boat Show e Sport Show.

A nível individual, resultado das duas mangas, o campeão foi Francisco Perez, da equipa do Velho Continente, que pescou um total de 7,654 Kg, sendo a primeira vez que um europeu ganha a classificação de singulares. Andre Moore ficou com o segundo lugar com 6,821 Kg e em terceiro Pete Ponds, com 6,415.

O maior exemplar pescado durante esta competição de pesca deportiva ao achigã, foi capturado pela americana Kim Bain, com o peso de 2,419 Kg, seguindo-se Rui Carreira, que pescou um exemplar com 2,015 Kg e em terceiro Francisco Perez com 1, 431 Kg.

Fonte: AIP 07/02/2010