CONFEDERAÇÃO DO DESPORTO DE PORTUGAL
Na prova mais esperada do XVI Concurso de Saltos Internacional de 4*, assistimos a uma intensa "luta" entre cavaleiros de alto nível nacional e internacional.

O Grande Prémio Turismo de Portugal decorreu a duas mãos com diferentes percursos, onde num total de 56 conjuntos que alinharam em prova, apenas 14 passaram à segunda mão. Neste Grande Prémio Turismo de Portugal, que atribuiu um Prize Money total de 91.000,00€, o cavaleiro português Luis Sabino Gonçalves, Campeão Nacional do Cavaleiro de Obstáculos, foi o grande vencedor, com Misteur des Vaux, totalizando 2 pontos por excesso de tempo, em 64,10’’, garantindo assim a qualificação para o Campeonato da Europa 2009 e para os Jogos Equestres Mundiais 2010. Para além de conquistar o primeiro lugar no pódio do Grande Prémio Turismo de Portugal, o Campeão Nacional Luís Sabino Gonçalves foi consagrado o Melhor Cavaleiro do Concurso. “Estou muito orgulhoso pela minha prestação e do meu cavalo neste Concurso. O percurso foi desafiante e não posso deixar de agradecer à organização do Concurso de Saltos do Vimeiro pelas excelentes condições que proporciona a todos nós, cavaleiros”, refere o grande vencedor Luis Sabino Gonçalves.

O cavaleiro Graham Lovegrove, com o cavalo Pandur 292, alcançou o segundo lugar da classificação, em 51,90’’, num percurso com quatro pontos de penalização. Em terceiro lugar ficou o conjunto sueco Linda Heed e Touch que, em 54,22’’, terminou o percurso, também, com quatro faltas. A excelente performance de Linda Heed permitiu-lhe a distinção com o prémio de Melhor Amazona do Concurso.

A prova – Autoestradas do Atlântico - disputada ao cronómetro a 1.35m, teve como grande vencedor o conjunto belga Gregory Wathelet e Willem van het Janshof que, em 55,69’’, terminou o percurso sem faltas. Luís Sabino Gonçalves, com o cavalo In Cha La D’en Haut, consegue o segundo lugar em 56,68’’ com zero pontos. Novamente pela Bélgica, o conjunto Francois Mathy JR. e Ultimate alcançam o terceiro lugar da classificação, em 57,46’’, num percurso sem faltas.
Na prova Banco Espírito Santo, de Tabela A ao cronómetro a 1,40m, o conjunto irlandês Conor Sawail e Jakar de Moyon arrebatou o primeiro lugar em apenas 52,84’’ com zero pontos. No segundo lugar ficou a amazona inglesa Laura Renwick com o cavalo Limelight de Breve que, em 53,38’’, completou um percurso sem faltas. Com apenas seis segundos de diferença, o conjunto brasileiro Pedro Veniss e Teulada terminou a prova, também, sem qualquer falta.

No último dia de provas no Vimeiro emergiram milhares de pessoas para acompanhar as várias provas, transmitidas em directo pela RTP2. Depois de 2 dias muito difíceis para a organização, em face do mau tempo que se instalaou no Vimeiro, este Domingo de sol radiante permitiu terminar o concurso ao mais alto nível.

Os Concursos Hípicos regressam ao Vimeiro no próximo dia 16 de Julho com o XVII Concurso de Saltos Internacional- CSI 3*. No decorrer deste concurso terá lugar um workshoop de StreetSurfing, desporto que reúne caracteristicas intrinsecas ao Surf, Skate e Snowboard. O workshoop irá realizar-se no fim-de-semana de 18 e 19 de Julho no Centro Hípico do Hotel Golf Mar.

Fonte: Infordesporto 07/06/2009