CONFEDERAÇÃO DO DESPORTO DE PORTUGAL

Gustavo Simões marcou hoje a história da Ginástica nacional ao ganhar a medalha de bronze no Cavalo com Arções, nas finais da Taça do Mundo de Ginástica Artística, no Centro de Alto Rendimento de Anadia. O ginasta da seleção nacional executou o exercício com precisão e acabou com 14,600, em ex aequo com Eduard Shaulov do Uzbequistão. A prova foi dominada com surpresa pelo colombiano Johnny Perez, que se tinha qualificado em 5º e que acabou por deixar o medalhado com bronze olímpico Max Withlock em 2º lugar.

No final da prova, Gustavo referiu estar muito satisfeito com a medalha e com o trabalho desenvolvido – “Estou muito contente com a minha prestação. Trabalhei muito para não falhar na execução e consegui. Quando estamos em casa, o ambiente nas bancadas deixa-nos sempre um pouco nervosos mas também muito motivados para fazermos o melhor. Participo em Taças do Mundo desde 2009 e esta é sem dúvida uma das mais competitivas.”

Gustavo Simões é treinado por José Augusto Dias, no Lisboa Ginásio Clube. Estudante de Dietética e Nutrição, começou na Ginástica aos 5 anos, e tem já no seu currículo internacional mais 3 medalhas, 2 como júnior no Campeonato da Europa em 2008, Bronze no All Around e Prata nas Argolas, e na Taça do Mundo em Estugarda, em 2009, Bronze nas Argolas, já como sénior. Simões integra a seleção nacional desde os 12 anos e é o atual campeão nacional em All Around e Cavalo com Arções.

No dia de abertura das finais o Brasil dominou os primeiros lugares, com Diego Hypolito no Solo, Arthur Zanetti nas Argolas e Jade Barbosa nos Saltos. Jade derrotou a uzbeque e 5 vezes olímpica Oksana Chusovitina por 313 centésimas. Nas paralelas, a russa Anastasia Grishina voltou a demonstrar a sua perícia, ganhando Ouro nas Paralelas Assimétricas, com Alemanha e China a fecharem os lugares de pódio.

Durante a parte da manhã, o Centro de Alto Rendimento recebeu ainda o Encontro de Ginástica Solidária, com a participação da Escola Clara de Resende, da Casa do Pessoal do Hospital Padre Américo, da Associação Nacional de Desporto para a Deficiência Mental e da Academia CantanhedeGym. 28 ginastas apresentaram as suas execuções em Saltos, Barra Fixa, Trave ou Banco, Solo, Cavalo com Arções, Argolas e Paralelas Simétricas. A Ginástica Solidária é um projeto da federação portuguesa, para apoiar a participação de crianças portadoras de deficiência ou com necessidades económicas, em eventos de dimensão nacional e internacional, com o objetivo de promover a prática da Ginástica.

Amanhã têm lugar as finais de Saltos, Paralelas e Barra Fixa na Masculina, Solo e Trave na feminina, aparelho no qual participa a portuguesa Filipa Martins, que terá pela frente adversárias de peso como Larisa Iordache, Jade Barbosa ou Diana Bulimar.

Para mais informações:
www.anadiachallengecup.pt
www.facebook.com/ginasticaportugal 

Fonte: FGP 22/06/2013