CONFEDERAÇÃO DO DESPORTO DE PORTUGAL
Se os “Lobos” ficaram aquém das expectativas na Alemanha, o mesmo não se poderá dizer da selecção feminina que em Hannover conseguiu a sua melhor qualificação de sempre, ao atingir a final da Taça Plate, tendo perdido com a equipa francesa por 19-00.

Depois de no primeiro dia ter conseguido o seu primeiro objectivo, a manutenção no Top-10, Portugal ao conseguir terminar no quarto lugar do Grupo A garantiu também um lugar na disputa da Taça Plate, a segunda taça do Campeonato Europeu.

Nas meias-finais da Plate, Portugal venceu a Rússia, por 17-07, com ensaios de Joana Vieira, Catarina Antunes, convertido por Joana Vieira e Isa Ribeiro. Esta vitória dava a Portugal um lugar na final da Taça Plate, onde iria defrontar a vencedora do outro jogo da meia-final, entre França e Itália, que as gaulesas venceram por 21-10.

Na final, Portugal voltava assim a enfrentar a equipa francesa, com quem no dia anterior tinham conseguido um empate, mas história não se repetiu, e a selecção lusa perdeu por 19-00, terminando assim a sua participação no sexto lugar, a melhor classificação obtida pelas “Lobas” desde que o Campeonato Europeu assumiu o presente formato.

Espanha e Inglaterra decidiram entre si o troféu principal, curiosamente duas equipas que faziam parte do grupo de Portugal, tendo a equipa britânica vencido a espanholas por por 20-12. No jogo que decidia quem descia ao grupo B europeu, a Suécia conseguiu a manutenção no Top-10, ao vencer a Moldávia por 27-07.

Taça Plate
Meias-finais: Portugal 17 – 07 Rússia
Final: França 19 – 00 Portugal

Classificação Geral
1- Inglaterra
2- Espanha
3- Holanda
4- Alemanha
5- França
6- Portugal
7- Rússia
8- Itália
9- Suécia
10- Moldávia

Fonte: Infordesporto 13/07/2009