CONFEDERAÇÃO DO DESPORTO DE PORTUGAL
“A Taça de Portugal é a prova-rainha do surf nacional e, em número de competidores, uma das maiores competições do Mundo” e que este ano regista um novo “recorde de inscritos”, afirmou Guilherme Bastos, presidente da Federação Portuguesa de Surf (FPS), na conferência de Imprensa de apresentação do evento, que este ano se realiza na praia da Costa Nova, em Ílhavo, de 20 a 25 de Julho.

Na lista de inscritos consta o número recorde de 337 atletas, entre masculinos e femininos, nas categorias (e escalões etários) de Surf (Surf Sénior, Surf Júnior, Surf Cadetes, Surf Juvenil, Surf Feminino Sénior, Surf Feminino Júnior), BodyBoard (Bodyboard Sénior, Bodyboard Júnior, Bodyboard Cadetes, Bodyboard Juvenil, Bodyboard Feminino Sénior, Bodyboard Feminino Júnior), LongBoard e KneeBoard, em representação de 16 clubes.

O líder federativo aproveitou o encontro de hoje à tarde com a Comunicação Social para destacar a importância da prova no calendário nacional, que, para além de atribuir o título mais ambicionado a nível de clubes, ainda serve de “preparação para as provas internacionais”, onde as Selecções Nacionais têm tido excelentes desempenhos: “Portugal foi considerado a sexta melhor selecção a nível Mundial”.

Isto acontece, como Guilherme Bastos destacou, porque a FPS decidiu alterar o esquema competitivo, aproximando-o do modelo utilizado nas provas internacionais para selecções: «Double Elimination» (prova constituída por duas séries, ou seja, evento principal e repescagem).

Depois de vários anos a ser disputada na zona de Peniche e da Lourinhã, a Taça de Portugal regressa às praias de Ílhavo, desta feita à Costa Nova, depois de em 1999 e 2000 ter sido disputada na vizinha praia da Barra.

“Quando a Federação propôs na reunião de clubes levar a prova para Ílhavo, a concordância foi geral”, começou por dizer Guilherme Bastos, acrescentando: “A nossa intenção é descentralizar a prova e fugir um pouco da Lourinhã e de Peniche, onde a prova se realizou nos últimos anos”.

E a escolha da Costa Nova e da Associação de Surf de Aveiro (ASA) para parceiro local na organização da prova prendeu-se, segundo o presidente da FPS, com “as condições de praia e mar excelentes e com a tradição e historial da Associação de Surf de Aveiro, que é histórica e tem muito peso no panorama do surf nacional”.

Ribau Esteves, presidente da Câmara de Ílhavo, congratulou-se por mais este evento desportivo acontecer nas praias do município, realçando: “Peniche pode ter uma das melhores ondas do Mundo, mas Ílhavo têm boas ondas, boa areia, bom bacalhau, boas acessibilidades e ainda a tradição a seu favor”.

O edil agradeceu o desafio que a FPS e da ASA lançou à Câmara para fazerem “tão importante evento” na Costa Nova, recordando a aposta do município nas actividades de mar.

“Estamos a crescer em investimento no que toca a actividades relacionadas com o mar, como é este caso”, sustentou Ribau Esteves, acrescentando: “A nossa costa marítima é muito pequena à escala mundial, mas devemos tentar tirar o maior proveito da nossa condição geográfica e cultural relacionada com o mar”.

Pegando na deixa do líder da FPS, o autarca afirmou: “A Taça de Portugal é a prova-rainha do surf nacional e como tal necessita de ter uma localidade rei para a acolher e essa é, sem dúvida, Ílhavo”.

Pela ASA, Vasco Ramalheira destacou a importância do regresso da competição à zona de influência do clube que representa, lembrando que serão “seis dias de competição muito intensa”, para a qual os surfistas aveirenses se têm preparado bastante, com o propósito “de a Taça ficar em casa”.

Recorde-se que, apesar do seu longo e importante historial, a ASA nunca conseguiu inscrever o seu nome no quadro de honra da Taça de Portugal, o que vai tentar que aconteça este ano.

Contudo, os outros 14 clubes e as mais de duas centenas de atletas forasteiros não deixarão que tal aconteça facilmente.

A prova tem início agendado para a próxima terça-feira (dia 20), com o check-in para os atletas agendado para as 8h30, na praia da Costa Nova (na zona dos bares Contiqui, Prefácio e Bronze).

A Taça de Portugal de Surf 2010 tem o apoio institucional da CÂMARA MUNICIPAL DE ÍLHAVO e o patrocínio de SUMOL, DEEPLY, PASCOAL, RTP, MEGA FM, RÁDIO TERRA NOVA E DIÁRIO DE AVEIRO.

Mais informações: www.surfingportugal.com

Fonte: FPS 15/07/2010