CONFEDERAÇÃO DO DESPORTO DE PORTUGAL
Curso Homologado pelo IPDJ, I. P.
Atribuição de 2 Unidades de Crédito
(Válido para Diretores Técnicos e Técnicos de Exercício Físico)
Instituto Português do Desporto e Juventude, I. P.

Objetivo Geral

No final da formação os formandos deverão ser capazes de popular um modelo de Plano Estratégico com dados do Clube onde actuam.

Objetivos Específicos

No final da formação os formandos devem:

- Ser capazes de explicar o que é um Plano Estratégico;

- Conhecer a estrutura de um Plano Estratégico;

- Ter noções de como elaborar um Plano Estratégico;

- Ter noções de como fazer uma análise estratégica de um Clube;

- Ser capazes de organizar a informação necessária num plano estratégico;

- Ter noções de como definir objectivos e as respectivas estratégias;

- Ter noções de como implementar um plano estratégico;

- Ter noções de como controlar a implementação de um plano estratégico;

- Conhecer algumas ferramentas de gestão de tesouraria;

- Ser capazes de interpretar um orçamento com recurso a indicadores gerais;

- Conhecer a estrutura de um Relatório de Contas.

Programa

- O que é um Plano Estratégico?

- Fase 1 - A situação histórica do Clube

- Fase 2 - Organização do processo para elaborar um Plano Estratégico

- Fase 3 - Análise Estratégica do Clube

- Fase 4 - Definição de um Plano Estratégico

- Fase 5 - Implementação do Plano Estratégico

- Fase 6 - Controlo

Formador

Mestre Horácio Lopes    
Foto de Perfil do Formador Horácio Lopes  

- Licenciado em Gestão, Mestre em Gestão e em Marketing Desportivo.

- Actua em organismos desportivos desde 1992 e teve cargos nos mais variados órgãos de clubes, associações e federações desportivas.

- Foi director desportivo de 2 federações desportivas nacionais e esteve envolvido na organização de múltiplos eventos desportivos nacionais e internacionais.

- É formador com CCP e ministra formações nas áreas de gestão, marketing, eventos e projetos.

- Actualmente é gestor de uma empresa que faz a gestão de projetos de internet e marketing.

- Com uma postura eminentemente prática, procura aliar sempre a fundamentação teórica com a contextualização prática, focando-se na eficácia. 

Público Alvo

- Dirigentes de Clubes e Associações;

- Diretores Técnicos

- Técnicos de Exercício Físico

- Outros interessados.

Datas e Horário

14 de dezembro de 2018, das 19h30 às 23h00 (inclui pausa)

15 de dezembro de 2018, das 09h00 às 12h45 e das 14h00 às 17h45 (inclui pausas de manhã e de tarde)

Duração da Ação

10 Horas

Modalidade e forma de organização

Ação de formação contínua e presencial

Metodologia de Formação

Metodologia prática, voltada para a ação, geradora de experiência e ação. A metodologia da formação é predominantemente participativa e assenta na realização de situações práticas, análise de situações concretas dos formandos, assim como na troca de experiências entre estes e o formador. Os métodos a utilizar serão o expositivo e participativo/activo.

Metodologias de Avaliação

Avaliação baseada em perguntas aos formandos e na participação e envolvimento destes na resolução dos problemas relativos aos trabalhos e exercícios práticos, com o intuito de avaliar a aquisição, compreensão e aplicação prática dos conteúdos, bem como o alcance dos objetivos específicos.

Entidade Parceira

Câmara Municipal de Anadia

Local

Museu do Vinho da Bairrada

Av. Eng. Tavares da Silva

3780-203 Anadia

Data Limite de Inscrição

Não aplicável

Número Mínimo de Formandos

12

Investimento

Gratuito para agentes desportivos do Concelho de Anadia

Observações

As confirmações de inscrição são realizadas por ordem de chegada, carecendo estas de validação por parte da Câmara Municipal de Anadia, até ser atingido o número máximo de formandos, sendo dada prioridade aos dirigentes provenientes do Concelho de Anadia.