Balcão das Federações

Prestação histórica de Portugal no X Troféu de Provas Combinadas

Mar 16, 2025 | Destaques Desportivos, Atletismo

Pela primeira vez na história do Torneio Ibérico de Provas Combinadas, Portugal conquista o 1.º lugar coletivo no Heptatlo Sub-18, feito que decorreu hoje, em Pombal, na segunda jornada desta edição da competição, na qual Mariana Bento venceu o Pentatlo Feminino. Coletivamente Espanha somou 64491 pontos, ficando Portugal com 59817 pontos.

Depois de, na jornada de ontem, Natacha Candé ter batido o recorde nacional no Pentatlo Sub-20 e Sub-23 Feminino; o segundo dia do Torneio Ibérico de Provas Combinadas ficou marcado pela vitória coletiva histórica da seleção portuguesa no Heptatlo Sub-18 Masculino, com os portugueses a terem de se aplicar nas disciplinas de salto com vara e de 1000 metros para levarem de vencida a seleção espanhola.

Na 1.ª posição ficou Tiago Matos, que somou 4861 pontos, recorde pessoal; seguido por João Matos, na segunda posição, com 4678 pontos; ficando Bruno Duro na 4.ª posição, amealhando 4574 pontos. Tiago Matos destacou, no final: “Sinto-me orgulhoso e as provas e os treinos correram-me muito bem, apesar de gostar mais das provas de salto altura e de comprimento, estou a pensar fazer mais provas combinadas.”

No Pentatlo Feminino, a atleta Mariana Bento conseguiu bater o seu recorde, tendo vencido com 4291 pontos, à frente das espanholas, Alba Ramirez (Sub-23), na 2.ª posição (4216); e, na 3.ª posição, Andrea Medina (4021). Nas 4.ª, 6.ª e 7.ª posições ficaram, respetivamente, as portuguesas Celina Pereira (3822), Vera Goucha (3488) e Vera Monteiro (3377).

Mariana Bento teve uma prestação extraordinária e, no final, não escondeu a sua satisfação: “O Torneio Ibérico correu bem desde o início, querendo, no entanto, destacar as provas de salto em altura e de barreiras. Até ao verão vou competir na época de ar livre e juntar mais pontos. Estou confiante.”

Já no Heptatlo Sub-20 Masculino a seleção espanhola liderou desde a 1.ª jornada, acabando por vencer coletivamente. Destaque, no entanto, para Célio Quaresma, que nesta prova venceu o salto com vara, com a marca de 4,47 metros.

No Heptatlo Masculino a seleção espanhola fez o pleno, ficando nas 4 primeiras posições, ocupando a seleção portuguesa as 5.ª, 6.ª, 7.ª e 8.ª posições, respetivamente, pelos atletas João Oliveira (5041), André Oliveira (5022), e pelos atletas sub-23, André Petriv (4510) e Eduardo Neves (3917).

Fonte: Federação Portuguesa de Atletismo

Outros Destaques

André Soares conquista prata no contrarrelógio

André Soares conquista prata no contrarrelógio

Portugal voltou a subir ao pódio nos Jogos Surdolímpicos Tóquio 2025. Na madrugada desta quinta-feira, André Soares conquistou a medalha de prata no contrarrelógio individual de 25 quilómetros, disputado em Izu, alcançando a sua segunda medalha nestes Jogos, depois do...

António Luque volta a vencer

António Luque volta a vencer

António Luque voltou a vencer em Hong Kong. O atleta português conquistou o FIP Padel Silver Reap Hong Kong, depois de já ter conquistado o FIP Padel Bronze no mesmo local.

Margarida Silva é Vice-Campeã Surdolímpica

Margarida Silva é Vice-Campeã Surdolímpica

Margarida Silva, em estreia nos Jogos Surdolímpicos, escreveu uma das histórias mais impressionantes desta edição ao conquistar a medalha de prata nos 1500m, isto depois de ter perdido uma das sapatilhas a meio da corrida. A atleta portuguesa não desistiu perante a...