Balcão das Federações

Prestação histórica de Portugal no X Troféu de Provas Combinadas

Mar 16, 2025 | Destaques Desportivos, Atletismo

Pela primeira vez na história do Torneio Ibérico de Provas Combinadas, Portugal conquista o 1.º lugar coletivo no Heptatlo Sub-18, feito que decorreu hoje, em Pombal, na segunda jornada desta edição da competição, na qual Mariana Bento venceu o Pentatlo Feminino. Coletivamente Espanha somou 64491 pontos, ficando Portugal com 59817 pontos.

Depois de, na jornada de ontem, Natacha Candé ter batido o recorde nacional no Pentatlo Sub-20 e Sub-23 Feminino; o segundo dia do Torneio Ibérico de Provas Combinadas ficou marcado pela vitória coletiva histórica da seleção portuguesa no Heptatlo Sub-18 Masculino, com os portugueses a terem de se aplicar nas disciplinas de salto com vara e de 1000 metros para levarem de vencida a seleção espanhola.

Na 1.ª posição ficou Tiago Matos, que somou 4861 pontos, recorde pessoal; seguido por João Matos, na segunda posição, com 4678 pontos; ficando Bruno Duro na 4.ª posição, amealhando 4574 pontos. Tiago Matos destacou, no final: “Sinto-me orgulhoso e as provas e os treinos correram-me muito bem, apesar de gostar mais das provas de salto altura e de comprimento, estou a pensar fazer mais provas combinadas.”

No Pentatlo Feminino, a atleta Mariana Bento conseguiu bater o seu recorde, tendo vencido com 4291 pontos, à frente das espanholas, Alba Ramirez (Sub-23), na 2.ª posição (4216); e, na 3.ª posição, Andrea Medina (4021). Nas 4.ª, 6.ª e 7.ª posições ficaram, respetivamente, as portuguesas Celina Pereira (3822), Vera Goucha (3488) e Vera Monteiro (3377).

Mariana Bento teve uma prestação extraordinária e, no final, não escondeu a sua satisfação: “O Torneio Ibérico correu bem desde o início, querendo, no entanto, destacar as provas de salto em altura e de barreiras. Até ao verão vou competir na época de ar livre e juntar mais pontos. Estou confiante.”

Já no Heptatlo Sub-20 Masculino a seleção espanhola liderou desde a 1.ª jornada, acabando por vencer coletivamente. Destaque, no entanto, para Célio Quaresma, que nesta prova venceu o salto com vara, com a marca de 4,47 metros.

No Heptatlo Masculino a seleção espanhola fez o pleno, ficando nas 4 primeiras posições, ocupando a seleção portuguesa as 5.ª, 6.ª, 7.ª e 8.ª posições, respetivamente, pelos atletas João Oliveira (5041), André Oliveira (5022), e pelos atletas sub-23, André Petriv (4510) e Eduardo Neves (3917).

Fonte: Federação Portuguesa de Atletismo

Outros Destaques

Iúri Leitão sobe ao pódio

Iúri Leitão sobe ao pódio

Iúri Leitão alcançou a medalha de prata na 42.ª edição dos Seis Dias de Roterdão, em dupla com o neerlandês Yoeri Havik. O campeão olímpico Iúri Leitão e Yoeri Havik somaram vitórias no primeiro dia de competição, na perseguição curta e na eliminação individual. No...

André Moraes conquista Eurokids

André Moraes conquista Eurokids

André Moraes venceu o Eurokids 2025, na categoria Sub-10, conquistando um importante triunfo internacional numa competição europeia sob a égide da European Surfing Federation (ESF). Destaque ainda para o excelente desempenho de Ruy Morais, que alcançou o 3.º lugar na...

Portugal Hexacampeão Mundial de futsal VIRTUS

Portugal Hexacampeão Mundial de futsal VIRTUS

A seleção portuguesa venceu hoje, pela sexta vez, o Campeonato do Mundo de futsal da Federação Internacional para Atletas com Deficiência Intelectual (VIRTUS), superando por 3-1 a Rússia, a competir sob bandeira neutra, na final disputada em Espanha. Foto:...