Balcão das Federações

Prestação histórica de Portugal no X Troféu de Provas Combinadas

Mar 16, 2025 | Destaques Desportivos, Atletismo

Pela primeira vez na história do Torneio Ibérico de Provas Combinadas, Portugal conquista o 1.º lugar coletivo no Heptatlo Sub-18, feito que decorreu hoje, em Pombal, na segunda jornada desta edição da competição, na qual Mariana Bento venceu o Pentatlo Feminino. Coletivamente Espanha somou 64491 pontos, ficando Portugal com 59817 pontos.

Depois de, na jornada de ontem, Natacha Candé ter batido o recorde nacional no Pentatlo Sub-20 e Sub-23 Feminino; o segundo dia do Torneio Ibérico de Provas Combinadas ficou marcado pela vitória coletiva histórica da seleção portuguesa no Heptatlo Sub-18 Masculino, com os portugueses a terem de se aplicar nas disciplinas de salto com vara e de 1000 metros para levarem de vencida a seleção espanhola.

Na 1.ª posição ficou Tiago Matos, que somou 4861 pontos, recorde pessoal; seguido por João Matos, na segunda posição, com 4678 pontos; ficando Bruno Duro na 4.ª posição, amealhando 4574 pontos. Tiago Matos destacou, no final: “Sinto-me orgulhoso e as provas e os treinos correram-me muito bem, apesar de gostar mais das provas de salto altura e de comprimento, estou a pensar fazer mais provas combinadas.”

No Pentatlo Feminino, a atleta Mariana Bento conseguiu bater o seu recorde, tendo vencido com 4291 pontos, à frente das espanholas, Alba Ramirez (Sub-23), na 2.ª posição (4216); e, na 3.ª posição, Andrea Medina (4021). Nas 4.ª, 6.ª e 7.ª posições ficaram, respetivamente, as portuguesas Celina Pereira (3822), Vera Goucha (3488) e Vera Monteiro (3377).

Mariana Bento teve uma prestação extraordinária e, no final, não escondeu a sua satisfação: “O Torneio Ibérico correu bem desde o início, querendo, no entanto, destacar as provas de salto em altura e de barreiras. Até ao verão vou competir na época de ar livre e juntar mais pontos. Estou confiante.”

Já no Heptatlo Sub-20 Masculino a seleção espanhola liderou desde a 1.ª jornada, acabando por vencer coletivamente. Destaque, no entanto, para Célio Quaresma, que nesta prova venceu o salto com vara, com a marca de 4,47 metros.

No Heptatlo Masculino a seleção espanhola fez o pleno, ficando nas 4 primeiras posições, ocupando a seleção portuguesa as 5.ª, 6.ª, 7.ª e 8.ª posições, respetivamente, pelos atletas João Oliveira (5041), André Oliveira (5022), e pelos atletas sub-23, André Petriv (4510) e Eduardo Neves (3917).

Fonte: Federação Portuguesa de Atletismo

Outros Destaques

Ouro e Bronze para João Soldado

Ouro e Bronze para João Soldado

João Soldado ganhou a medalha de ouro em singulares e de bronze em pares masculinos, no Campeonato do Mundo Virtus que decorre no Cairo, Egito.Em pares, João Soldado fez dupla com o francês Octave Jeanpierre. Marco Rodrigues é o treinador de João Soldado. Fonte:...

Duas medalhas para Portugal

Duas medalhas para Portugal

No Campeonato do Mundo de Judo de Veteranos, Portugal conquistou duas medalhas: Nuno António foi ouro em M5 -66kg e João Santos foi prata em M5 -100kg. A prova teve lugar em França. Fonte: Federação Portuguesa de Judo

Jaime Veselko 3.º em França

Jaime Veselko 3.º em França

Jaime Veselko ficou em 3.º lugar na final internacional do Rip Curl GromSearch 2025, realizada em Plage Santocha, França. O surfista de 16 anos, e único representante português em prova, voltou a mostrar seu talento e consistência com um desempenho que o coloca entre...